Covid-19: Testes realizados às crianças do pré-escolar de Monchique foram negativos

As 105 crianças do ensino pré-escolar do Parque Escolar de São Pedro, em Monchique, que foram testadas ontem, tiveram teste com resultado negativo, à exceção de “um inconclusivo e que, por essa razão, terá que ser repetido. Também os restantes testes” realizados a pessoas da comunidade “cujo resultado chegou hoje” foram negativos, anuncia Rui André, presidente da Câmara Municipal. Assim, o concelho de Monchique continua a apresentar 9 casos ativos.

O autarca, alerta, no entanto, que “não podemos, nem devemos baixar a guarda ao nível dos cuidados e atenção no que respeita a esta pandemia, pois ainda continuarão a ser realizados mais testes e aguardamos outros durante o dia de amanhã. Motivo que nos deve manter atentos e cautelosos, podendo o cenário, pelo menos o de hoje, ser bastante diferente”.

Apela, por isso, “a que todos cumpram as orientações das autoridades de saúde quanto ao isolamento que vos foi determinado, tenham tido o teste positivo ou negativo. O isolamento profilático deve ser respeitado a bem da própria saúde de cada um e também dos outros”.

A Câmara Municipal de Monchique tem ao dispor de toda a população “um conjunto de serviços para evitar ao máximo a saída de casa, principalmente as famílias que não tenham apoio de retaguarda/familiar”, esclarece. Para isso, e se estiver em isolamento profilático ou quarentena, e precisar de ajuda para aquisição de medicamentos ou bens alimentares, contacte os números 282910200, 965188333 ou envie um email para covid19@cm-monchique.pt.

Rui André reforça também a ideia que “juntos vamos conseguir regressar à nossa normalidade e continuaremos a ser um exemplo pela forma determinada como estamos a enfrentar esta ameaça. Para tal, é necessário mais um esforço de todos, particularmente nesta fase em que temos que identificar e travar todas e quaisquer cadeias de contágio. E conto, por isso, com a colaboração de todos”. Relembra ainda que “a solução ‘está na cara’ de cada um de nós”, recomendando “usem a máscara e protejam-se”.

Share Button

Deixe um comentário