CulturaDestaquePortimãoRegional

Portimão recebe World Press Photo com vencedores presentes

Portimão é, mais uma vez, a primeira cidade portuguesa a receber a exposição 68ª World Press Photo (WPPh), de 20 de julho a 10 de agosto, das 18h às 0h, na antiga lota da cidade.

Aquela que é considerada a maior e mais prestigiada exposição de fotojornalismo do mundo é resultante do concurso anualmente promovido pela World Press Photo Foundation.

Um dos grandes atrativos para os visitantes da mostra em Portimão, que desde 2021 regista a maior afluência em Portugal, será a presença de alguns dos fotojornalistas premiados na inauguração e ao longo do restante período expositivo, promovendo palestras abertas e visitas guiadas.

Com curadoria da Associação Cultural Música XXI e o apoio do Município de Portimão, a WPPh revela as melhores imagens captadas em 2024, num retrato plural dos acontecimentos mais impactantes do ano.

Conflitos, crise, identidade de género ou as consequências das alterações climáticas são alguns dos temas centrais desta edição, por terem marcado e continuarem a marcar a atualidade mundial.

Serão apresentadas as 42 fotografias vencedoras, selecionadas por um júri internacional independente de entre um total de 59.320 imagens a concurso, da autoria de 3.778 fotógrafos de 141 países.

As fotos vencedoras foram selecionadas pela sua qualidade visual e pelo compromisso com a representação diversificada.

A imagem vencedora do prémio “Foto do Ano 2025” é da autoria da palestiniana Samar Abu Elouf, de Doha, e foi tirada para o “The New York Times”. A sua lente captou Mahmoud Ajjour, uma criança palestiniana com 9 anos de idade, que ficou gravemente ferida enquanto fugia de um ataque israelita em Gaza, tendo perdido os dois braços.

A exposição, com entrada gratuita, está aberta ao público diariamente. Em paralelo, aos sábados, o público poderá assistir a conversas com fotógrafos e fotojornalistas de renome.

Mais informações sobre o evento, as imagens vencedoras e os fotojornalistas premiados podem ser consultadas em www.worldpressphoto.org.

Partilhar