Marmelete inaugura Área de Serviço para Autocaravanas
Foi inaugurada nesta quarta-feira (17), em Marmelete, a nova Área de Serviço para Autocaravas (ASA Marmelete), que já está disponível para utilização por residentes e visitantes.
Trata-se da oitava infraestrutura que integra a Rota Serrana de Autocaravanismo do Algarve, um projeto financiado por fundos europeus. De responsabilidade da Junta de Freguesia de Marmelete, com o apoio do Município de Monchique, o investimento teve um valor elegível de 361.300€ e financiamento aprovado de 252.910€.
A cerimónia de abertura contou com a presença da Associação de Autocaravanistas do Algarve. O presidente da Câmara Municipal de Monchique, Paulo Alves, sublinhou a importância do projeto e agradeceu o empenho de todos os intervenientes.
O presidente da CCDR-Algarve (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve) e da autoridade de gestão do programa Algarve 2030, José Apolinário, reforçou ser “a Rota Serrana de Autocaravanismo um exemplo de como os fundos europeus podem contribuir para o reforço da resiliência dos territórios do interior”.
Apolinário defendeu, ainda, a promoção integrada e conjunta dos valores naturais e culturais em torno da estrada nacional 124, entre Porto de Lagos e Alcoutim, e a estrada nacional 267, entre Aljezur, Monchique e São Marcos da Serra.
Projeto no interior algarvio
A Rota Serrana de Autocaravanismo forma uma rede articulada de equipamentos de apoio no interior com o objetivo de promover a mobilidade turística sustentável, a atratividade dos territórios de baixa densidade e a visitação ligada ao património natural e cultural.
O projeto cria e articula diversas áreas de serviço e acolhimento para responder ao crescente interesse de turistas nacionais e internacionais pelo autocaravanismo.
De acordo com a CCDR-Algarve, a rota representa mais do que a criação de infraestruturas de apoio. “É um convite à descoberta do que de mais autêntico o interior algarvio tem para oferecer”, divulgou o órgão.
Com a plataforma online da Rota Serrana de Autocaravanismo, os viajantes podem planear itinerários e descobrir produtos locais, artesanato, gastronomia, alojamento, património, comércio e eventos de cada território.
A plataforma foi desenvolvida pela associação In Loco, com o apoio da AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve), da CCDR-Algarve e do Turismo do Algarve.
Estrutura
Segundo a Junta de Freguesia de Marmelete, a ASA Marmelete representa um investimento estratégico para valorizar o turismo rural e de natureza, oferecendo condições adequadas para quem viaja de autocaravana; fomentar o desenvolvimento local; promover o Algarve interior como destino atrativo e, por fim, reduzir barreiras de mobilidade.
Confira as especificações e os serviços disponíveis localmente:
– Capacidade para 44 autocaravanas;
– Acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida;
– Permissão para animais de estimação;
– Superfície de estacionamento em “tout-venant”;
– Uso livre e sem necessidade de reservas;
– Estrutura inserida num ambiente natural de grande valor paisagístico;
– Autorização apenas para o uso de grelhadores elétricos, não sendo permitido fazer fogueiras.
A junta de freguesia agradeceu a todas as entidades e parceiros envolvidos na concretização do projeto. “Convidamos residentes e visitantes a usufruírem desta infraestrutura com responsabilidade e respeito pelo ambiente e pelas regras de convivência”, publicou a autarquia no Facebook.
“Este novo espaço é motivo de orgulho para a nossa freguesia e um marco no reforço da oferta turística do concelho de Monchique e do Algarve interior”, complementou.