Alimentos são o tema de 3 eventos em Portimão; confira
Se o(a) leitor(a) aprecia a boa alimentação – seja ela no âmbito da saúde ou do sabor –, pode escolher um dos eventos que acontecem nos próximos dias em Portimão. Confira:
30/9 a 4/12 – Workshop “Alimentação Saudável”
O município vai promover, entre setembro e dezembro, um conjunto de workshops no âmbito do projeto “Alimentação Saudável”, integrado no programa Literacia em Saúde, que pretende colocar a alimentação no centro da vida das comunidades, sensibilizando e capacitando a população em geral e diferentes públicos prioritários para a adoção de estilos de vida mais equilibrados, sustentáveis e conscientes.
Com a iniciativa, desenvolvida em parceria com a associação ADRA, a autarquia pretende também chamar a atenção para a importância da redução do desperdício alimentar e do impacto ambiental das escolhas que diariamente fazemos à mesa.
Uma alimentação saudável contribui de forma significativa para o bem-estar físico e mental, ajudando a prevenir doenças crónicas, aumentando a energia e melhorando o humor, relembra a câmara municipal.
Os workshops, de participação gratuita, serão dinamizados por Lyudmyla Mischuk, conhecida como mila_vegana, blogger de alimentação saudável.
O primeiro realiza-se já nesta terça-feira (30), entre as 10h30 e as 13h, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, sob o tema “A Importância das Cores na Nossa Alimentação”, e não necessita de inscrição prévia.
No âmbito do Dia Internacional da Alimentação e do Dia Mundial do Pão, terá lugar a 16 de outubro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, o workshop “Combate ao Desperdício Alimentar – Imaginação com Sobras e Dicas Úteis de Reaproveitamento de Alimentos”, especialmente direcionado para os alunos daquele estabelecimento de ensino.
Segue-se, a 23 de outubro, a sessão “Como as Nossas Escolhas Alimentares Influenciam o Nosso Humor”, especialmente dirigido a utentes da ASMAL (Associação de Saúde Mental do Algarve), que decorrerá na Quinta Pedagógica de Portimão.
Já a 13 de novembro, também na Quinta Pedagógica, será dinamizado o workshop “Cozinha Saudável – Um Olhar sobre a Comida Vegetariana, Mitos e Realidades”, destinado a utentes dos centros de convívio sénior e comunitários do concelho.
Por fim, a 4 de dezembro, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes acolhe a última sessão do ciclo, dedicada ao tema “Doces de Natal sem Açúcar”, novamente dirigida a famílias e crianças.
2 a 4/10 – Suprime – Feira Cultural e Gastronómica
A primeira edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) Portimão 2024-25 dá mais um passo para a sua concretização plena com a realização da Suprime – Feira Cultural e Gastronómica, no espaço adjacente à Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes e no jardim Gonçalo Ribeiro Telles. Será um evento idealizado por jovens para a comunidade, com animação, partilha e convívio.
O evento é um passo decisivo na concretização do OPJ, lançado pela primeira vez em 2024, pois materializa um dos quatro projetos que venceram a edição de estreia da iniciativa.
Os projetos serão dinamizados pelos seus autores e resultam da candidatura e posterior votação pela população jovem, num processo de decisão democrática em relação àquilo que acreditam que pode melhorar a qualidade de vida em comunidade.
Às quatro candidaturas selecionadas e mais votadas foi atribuída uma verba de 25 mil euros, num valor global de 100 mil euros. Para já, a Suprime é a que se encontra em condições para avançar de imediato.
E é também com os resultados do primeiro OPJ a sair do papel que será aberta, no dia 1 de outubro, a fase de apresentação de candidaturas para o OPJ Portimão 2025-2026, na qual volta a surgir o apelo para que os mais novos se envolvam através da apresentação de ideias e projetos.
Da autoria de Gil Andrade e Júlio César, em colaboração de mais oito jovens, este é um evento criado e organizado pelos alunos da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão, reunindo gastronomia, cultura e formação num só espaço.
O recinto estará aberto na quinta e na sexta-feira (2 e 3/10), das 17h às 21h, e no sábado (4/10), das 16h às 21h, e contará com animação musical, gastronomia, dança e um concurso gastronómico.
Na quinta, à sessão de abertura (17h), segue-se a atuação da IsmaTUNA, a Tuna Académica Mista do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (17h20). Mais tarde, sobem ao palco os talentos da School of Rock Portimão (18h30) e a fadista Luana Velasquez, acompanhada por dois guitarristas (20h10).
Já na sexta, a animação musical será da responsabilidade dos DJs Martin (17h30) e Cantelli (18h40), enquanto no sábado, o palco ficará reservado à atuação de jovens talentos (16h10) e aos alunos da School of Rock Portimão (19h20).
Durante os três dias, o programa vai ser complementado por apresentações de dança e performances que celebram a diversidade cultural. Haverá, porém, mais para visitar no recinto, sendo criada uma zona de “comes e bebes” em colaboração com restaurantes locais como a Pinseria La Romana e Bentos Best Food, entre outros, para além de uma área dedicada a expositores.
No âmbito deste evento, na vertente gastronómica, ganha ainda destaque a dinamização do concurso “Chef Jovem de Portimão”, inspirado no formato “MasterChef” e direcionado para participantes com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos.
A iniciativa realiza-se na sexta-feira, das 17h15 às 20h15, na cozinha da EB 2,3 José Buísel. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link.
A Suprime – Feira Cultural e Gastronómica é, segundo os seus criadores, um evento que “tem como principal objetivo promover a educação alimentar, a cultura e a sustentabilidade, reforçando o papel ativo dos jovens na construção da comunidade”.
Toda a informação sobre o Orçamento Participativo Jovem Portimão está também disponível no site oficial.
3 a 5/10 – XXI Grande Capítulo da Confraria dos Gastrónomos do Algarve
A cidade de Portimão volta a ser escolhida para receber o XXI Grande Capítulo da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, num evento que vai juntar cerca de 200 confrades portugueses, espanhóis, belgas, italianos e gregos na celebração da gastronomia e no reconhecimento dos melhores produtos, chefes de cozinha e restaurantes da região.
Como é habitual, a edição deste ano engloba a IX Gala da Ordem de Santa Maria de Ossónoba, iniciativa na qual são premiados aqueles que se distinguem em prol da valorização da gastronomia algarvia, nacional e europeia, bem como o XXVII Capítulo e XXI Grande Capítulo, evento que celebra a gastronomia, a fraternidade confrádica e a excelência dos produtos e profissionais da região.
Assim, o ponto alto é a cerimónia solene de entronização de novos membros de honra, mérito e irmãos, durante o XXI Grande Capítulo, bem como a Gala da Ordem, na qual serão entregues prémios em 13 categorias, como são exemplos “Chefe de Cozinha Nacional”, “Chefe de Cozinha da Região do Algarve”, “Vinho do Algarve”, “Restaurante Algarvio” ou “Dedicação à Gastronomia”.
O evento está aberto ao público, incluindo àqueles que não pertencem a nenhuma confraria, podendo os interessados em participar no programa inscrever-se pelo e-mail cgalgarve@gmail.com ou pelo telefone 960 064 967. Aceda aqui à programação completa e às condições de inscrição.