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Algarve 2030 apoia investimentos em proteção civil e gestão de catástrofes

A Autoridade de Gestão do Programa Regional Algarve 2030 lançou o aviso de concurso “Apoio a Investimentos para a Proteção Civil e Gestão de Catástrofes no Algarve”, com uma dotação de 16,3 milhões de euros financiados pelo Feder (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), com uma taxa de 60%.

Sob responsabilidade dos Municípios e em articulação com a ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil) e os diversos agentes de proteção civil, o objetivo é aumentar a resiliência e reduzir as vulnerabilidades do território e das populações às alterações climáticas.

Pretende-se fortalecer a capacitação de prevenção, alerta e socorro com o reforço de meios das autoridades e forças de empenhamento permanente no âmbito do Siops (Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro) e ações de implementação do novo Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR).

A esse aviso podem candidatar-se os Municípios da região do Algarve e suas associações. A candidatura decorrerá até 29 de abril de 2025. Paralelamente, a ANEPC divulgou na última sexta-feira (8) o balanço do Decir (Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais) da região do Algarve referente ao período de 1 de janeiro a 31 de outubro. Veja abaixo as informações disponibilizadas pelo órgão.

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