Semana da Leitura 2018: Liberta o leitor que há em ti!

«Liberta o leitor que há em ti» foi o lema nacional da Semana da Leitura 2018.

No Agrupamento de Escolas de Monchique, esta semana foi assinalada entre os dias 19 e 23 de março, mas as atividades começaram logo no dia 16 de março com a apresentação do livro Histórias da Ajudaris’ 17 – Histórias de Encantar, que inclui textos criados por alunos monchiquenses e que contou com a presença das ilustradoras Sandra Abafa (autora da capa) e Clara Vicente. O Polo Monchiquense da Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve assegurou a animação musical do evento, onde se destacou, também, a prestação de vários alunos do 6.º A e a atuação do Leonardo Silva, acompanhado à guitarra pela Beatriz Penteado.

Nos dias 19 e 20, o Projeto «Newton gostava de ler!» voltou, em força, à Biblioteca Escolar e os alunos 2.º ciclo viram-se no papel de um engenheiro aeroespacial, no âmbito da atividade 3, 2, 1… lançar sonda na biblioteca, com a difícil tarefa de construir um trem de aterragem para uma frágil «sonda espacial».

No dia 21, os poemas saltaram dos livros e das estantes e, na forma de papéis coloridos, saíram à rua a desafiar o leitor. Nos cafés e pastelarias da vila, as conversas tiveram mais cor, mais ritmo e mais musicalidade e o ambiente teve o aroma da POESIA.

As obras que constam das Metas Curriculares de Português para os diferentes anos de escolaridade não foram esquecidas e, nos dias 20 e 21, houve «Contos com Reflexão», dinamizados pelo psicólogo Alfredo Leite, que envolveram todas as turmas do Agrupamento, do 3.º ao 9.º ano. No dia 23, o escritor e ator Sandro William Junqueira voltou à Escola Básica Manuel do Nascimento e proporcionou aos alunos do 5.º e 6.º anos excelentes momentos de leitura de excertos de obras trabalhadas nas aulas.

Na Rádio Foia, a leitura esteve ao rubro no dia 22, na rubrica «Um Livro por Semana», com oito leitores do 6.º ano a fazerem campanha pela obra Avozinha Gângster, no âmbito da iniciativa «Miúdos a Votos: Quais os livros mais fixes?» promovida pela Visão Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares.

E a semana terminou da melhor forma com a grande final da 10.ª edição do Concurso Pares da Leitura.

Nove pares, dezoito leitores, prestaram provas sobre as obras Avozinha Gângster (alunos) e O Mandarim (adultos) e provaram que levam a leitura muito a sério, numa emotiva sessão, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Monchique, do Presidente da Junta de Freguesia de Monchique, da Diretora do Agrupamento e da Bibliotecária Municipal.

Em 1.º lugar ficou o par constituído pelo Gil Matos (5.º A) e pela mãe (Carla Alfarrobinha), com um total de 29 pontos, e não foi nada fácil a disputa pelo 2.º lugar. Mas como o que interessa é LER, PARTICIPAR e CONVIVER, todas as equipas foram premiadas.

Quatro alunas do 8.º ano (a Anita Páscoa, a Carolina Luís, a Joana Rosa e a Sara Silva) tornaram esta 10.ª edição ainda mais especial, brindando a assistência com surpreendentes declamações/dramatizações de poemas, que foram intercalando com as séries de questões.

O Agrupamento de Escolas de Monchique agradece à Câmara Municipal de Monchique, à Junta de Freguesia de Monchique e à Biblioteca Municipal a colaboração e o apoio financeiro dado a estas atividades.

Share Button

Deixe um comentário