Home / Regional / Silves / Silves: Museu da Cortiça da Fábrica do Inglês reabre 16 anos depois

Silves: Museu da Cortiça da Fábrica do Inglês reabre 16 anos depois

O Museu da Cortiça da Fábrica do Inglês vai reabrir no próximo dia 11 de julho ao público. Antes disso, já no dia 4, vai realizar-se uma cerimónia institucional reservada a convidados e representantes do Estado e do Município de Silves.

O público que pretender participar na reabertura de dia 11, que decorre entre as 18h00 e as 21h00, deve inscrever-se, obrigatoriamente, através deste link.

Para o Município de Silves (MS) este momento “devolve à memória coletiva da cidade e do concelho de Silves, bem como à região do Algarve, um dos mais importantes espaços de património industrial da Europa”.

A reabertura do Museu da Cortiça constitui um processo de restituição de um espaço encerrado há mais de 16 anos, “pois que irão decorrer ainda os trabalhos de ultimação da sua estrutura edificada, de reposição dos núcleos da exposição de longa duração e a integração de novos bens culturais móveis da sua coleção museológica, com a finalidade da sua devolução à cidade, ao Algarve, à cultura museológica portuguesa e ao património industrial do país”, afirma o MS em nota à comunicação social.

O Município de Silves “aproveita ainda este marco histórico para enaltecer e homenagear o papel do saudoso Professor Manuel Ramos, antigo diretor do Museu da Cortiça. O seu apego emocional e ativismo incansável foram vitais para que este precioso legado de Silves nunca se perdesse ou caísse no esquecimento”.

Fundada a 2 de janeiro de 1894, pelos industriais Avern, Sons & Barris, a Fábrica do Inglês foi, durante mais de um século, o coração económico e social de Silves. Modernizada em 1918, por Victor Sadler (o “Senhor inglês” que deu nome ao complexo), consolidou-se como uma das maiores unidades corticeiras do país, empregando gerações de silvenses.

Em 1999, o espaço foi reconvertido num empreendimento cultural e turístico. O seu Museu da Cortiça – que preservou uma rara linha de produção industrial intacta – recebeu, em 2001, o prestigiado Prémio Luigi Micheletti para Melhor Museu Industrial da Europa, ano em que ultrapassou a marca dos 100 mil visitantes.

Após enfrentar a insolvência e o consequente encerramento em 2009, o complexo iniciou uma nova rota em setembro de 2025. A Antrix, S.A., adquiriu o empreendimento com o objetivo de fazer renascer a Fábrica do Inglês como destino cultural e turístico de referência, incluindo nesse projeto a reabertura e funcionamento do Museu da Cortiça.

O Município de Silves congratula publicamente a Antrix, S.A., na pessoa do seu CEO, Erik de Vlieger, pela visão e determinação em investir neste projeto, devolvendo à cidade um património de inestimável valor histórico, cultural e identitário.

Paralelamente, a viabilização desta reabertura resulta de anos de trabalho contínuo do executivo municipal permanente da Câmara Municipal de Silves, na proteção jurídica, técnica e física do património cultural, especialmente do edifício do museu e seu espólio museológico. Entre as principais ações destacam-se:

  • Inventariação e Avaliação: Trabalho iniciado em 2014 para catalogar e avaliar financeiramente os bens culturais do museu.
  • Monitorização e Restauro: Realização de vistorias municipais regulares e execução de ações de restauro para travar a degradação das peças.
  • Procedimento de Classificação: Cooperação técnica com o Património Cultural, I.P. para a instauração, a 7 de março de 2016, do procedimento de classificação da Fábrica do Inglês (incluindo jardins e património móvel), subscrito pela APAI – Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial como Bens de Interesse Público, processo que ainda decorre.
  • Proteção contra Deslocalização: Classificação do espólio móvel como Bem de Interesse Municipal (23 de outubro de 2023), impedindo legalmente a saída ou divisão do acervo sem prévia autorização do Município de Silves.
  • Atração de Investimento: Intervenção ativa da autarquia na captação de investimento privado alinhado com a preservação histórica da Fábrica do Inglês e reabertura do seu museu.

Foto: Município de Silves

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


PARTICIPE

CLIQUE na imagem ou acede pelo link: https://forms.gle/upgF1ChjpuXjmuFY8






PUBLICIDADE