Home / Regional / Portimão celebra o Dia Internacional da Mulher

Portimão celebra o Dia Internacional da Mulher

Mercado Municipal de Portimão - Foto-Direitos reservados

As comemorações do Dia Internacional da Mulher em Portimão estendem-se, em 2026, pelos dias 7 e 8 de março (sábado e domingo), com diferentes iniciativas programadas, da cultura ao desporto, nas quais as mulheres voltam a ser o centro das atenções.

Para além do futsal feminino, o movimento associativo também está a organizar iniciativas para comemorar a data nas vertentes desportivas e sociais.

A palestra “A Mulher e as Cinco Linguagens do Amor – Uma abordagem para a Mulher Contemporânea”, a cargo de Luciana Águas, é a iniciativa escolhida para abrir a programação, no sábado, pelas 17h30, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes.

A convidada, psicanalista e CEO do grupo feminino “Bellas Business”, desenvolve o seu trabalho por meio de um “consultório emocional online“ e foca-se em vertentes como o autoconhecimento, a organização emocional e o fortalecimento da identidade feminina.

A palestra interativa, com duração prevista de 90 minutos, promete ser conduzida de forma leve, acessível e participativa e desenvolver momentos de reflexão individual e partilha em grupo.

Inspirando-se na obra “As 5 Linguagens do Amor”, de Gary Chapman, que apresenta a ideia de que cada pessoa tem uma forma predominante de sentir e expressar amor, Luciana Águas adapta e amplia o conceito para além do relacionamento conjugal, estendendo-o ao amor-próprio, à família e às relações sociais, abordando-o por cinco pressupostos (Palavras de Afirmação, Tempo de Qualidade, Atos de Serviço, Toque Físico e Presentes).

Flores em promoção

Já no Mercado Municipal de Portimão (foto), também no sábado, entre as 7h e as 14h, os visitantes vão poder comprar flores a preços promocionais e acompanhar ao vivo a emissão do programa “Bom dia, Mercado”, alusivo à data que se celebra. Já no domingo, entre as 8h e as 13h, os três floristas do mercado venderão flores no exterior do edifício.

Por sua vez, a noite de sábado será reservada à iniciativa “Noite das Vencedoras”, promovida pela Sociedade Vencedora Portimonense em parceria com o NoSoloÁgua, sendo lançado o convite para a participação de todas as mulheres.

Na vertente cultural, no domingo, às 16h, o Grupo de Amigos do Museu de Portimão (GAMP) promove a tertúlia “A Mulher (e as Mulheres) segundo Fernando Pessoa”, que terá como convidada Manuela Parreira da Silva, professora jubilada do Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A sala de reuniões do museu vai transformar-se num espaço de debate, onde a investigadora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT), responsável por várias edições de textos pessoanos, apresentará diferentes ângulos de abordagem sobre a forma como o poeta português tratou a questão do feminino nas suas obras.

A tertúlia, para além de celebrar a Dia Internacional da Mulher, está integrada no projeto “Museus para Todos”, desenvolvido, desde 2004, pelo GAMP, com o apoio da unidade de cultura da CCDR-Algarve (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve), do museu e da Câmara Municipal de Portimão.

Foto: Mercado Municipal de Portimão/Direitos reservados

#monchique #jornaldemonchique #algarve #portimão #mulheres

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *