Museu de Portimão inaugura exposição «O Desporto na Filatelia Portuguesa»

O Museu de Portimão vai receber uma das primeiras iniciativas relacionadas com o projeto «Cidade Europeia do Desporto 2019» com a inauguração da mostra «O Desporto na Filatelia Portuguesa», no dia 19 de janeiro, pelas 16h00.

Composta por parte da coleção do Museu Nacional do Desporto, esta mostra«cobre 120 anos de emissões filatélicas nacionais sob temática desportiva», avança a Câmara Municipal de Portimão (CMP).

«A coleção inicia com as emissões de porte franco da União de Atiradores Civis Portugueses entre 1899 e 1910», começa por explicar. «De entre os exemplares reunidos, merece igualmente destaque um datado de 1928 e que pode ser considerado o primeiro selo português com temática desportiva, sendo pioneiro a nível mundial na utilização dos anéis olímpicos na filatelia. A emissão em causa destinava-se a apoiar financeiramente a participação de uma seleção portuguesa nas Olimpíadas de Amsterdão».

O Museu de Portimão irá valorizar esta iniciativa através de «painéis de grande formato» onde será estabelecida e destacada a «relação de proximidade entre a temática dos desportos imanada de alguns dos selos expostos e os espaços, associações, clubes e atletas, que têm vindo a utilizar o território do Município para a prática desportiva».

A exposição vai estar patente até ao dia 24 de fevereiro e é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Portimão/Museu de Portimão e CTT – Secção de Filatelia, em colaboração com a AFAL – Associação Filatélica Alentejo-Algarve.

A existência de uma flâmula com o logo marca de «Portimão Cidade Europeia do Desporto 2019» a ser aposta em toda a correspondência enviada das centrais de distribuição de Lisboa, Porto e Coimbra que obliteram diariamente, cerca de 20 mil cartas e postais resulta da colaboração entre o Município e a AFAL.

 

Share Button

Deixe um comentário