CulturaDestaqueRegionalVila do Bispo

Vicentina promove “Primeiras Conversas” sobre memória, arte e descolonização patrimonial

A Associação Vicentina promove, no dia 17 de novembro, a iniciativa Primeiras Conversas sobre Patrimónios (Des)confortáveis, integrada na agenda do programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos (DiVaM) no auditório da Fortaleza de Sagres, entre as 15h e as 17h30.

“Patrimónios (des)confortáveis” foi o tema escolhido pela Direção Regional de Cultura do Algarve para a 10.º edição do DiVaM, que inclui projetos de cinema, música, performances, arte circense, oficinas e conversas nos monumentos, cuja programação foi apresentada a 27 de maio último.

A Vicentina juntou-se às várias associações que participam na programação e que trabalham várias temáticas, desde logo as associadas às questões da (des)colonização patrimonial e as relacionadas com as identidades, segregação social, racismo e pós- memórias coloniais.

Com um formato de conferência, seguida de debate com o público, esta “Primeira Conversa” sobre memória, desconstrução de narrativas e arte contemporânea e descolonização patrimonial, reúne a antropóloga, investigadora e curadora Elsa Peralta, o historiador e museógrafo Gonçalo Amaro e o artista visual, performer e curador Márcio Carvalho, cujos convites feitos resultam das suas experiências de trabalho e investigação sobre a forma como a sociedade portuguesa tem vindo a olhar para o período da colonização, nomeadamente através da arte pública e do património material. A moderadora será Elisabete Rodrigues, jornalista e diretora do Jornal Sul Informação.

O objetivo da Vicentina foi programar um debate que estimule o pensamento e o conhecimento versando o tema “Patrimónios (des)confortáveis”,promovendo um espaço de reflexão e de disponibilidade para olhar perspetivas sobre dinâmicas que acompanham a forma como as comunidades interagem e se relacionam com a herança cultural e com o(s) património (s), enquanto resultado de factos históricos e sociais e de narrativas construídas com base em noções de identidade e de poder.

A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição em https://forms.gle/WLciBBi68YV4gExN7.

Partilhar