Sugestões para o mês: um livro, um filme e algumas saídas pelo Barlavento

Um livro

O Talentoso Mr. Ripley, de Patricia Highsmith (Relógio de Água, 2013)

Tom Ripley tem uma vida sem rumo e tudo muda quando, inesperadamente, lhe oferecem uma viagem para a Europa, que simboliza a sua oportunidade de recomeçar. Um livro de suspense, de crime. Um policial. Uma obra de ambição e dos limites das ações para atingir objetivos. De dinheiro, ameaças, morte e medo. O bom e o mal. O que é moral? Páginas de amizades, sorte e inteligência.

Esta obra centra-se à volta da personagem principal. Quem lê, vai odiá-lo, compreendê-lo e ter vergonha de se identificar com ele. Não é possível nem largar, nem esquecer esta épica narrativa.

Um filme

Scent of a Woman (1993), de Martin Brest

Um filme com Al Pacino dificilmente nos deixa indiferentes, ainda para mais sabendo que recebeu com ele um Óscar de Melhor Ator. Em Scent of a Woman, Al Pacino faz de Frank, um ex-militar cego que se encontra farto da solidão e escuridão em que vive. O filme desenrola-se durante o fim-de-semana do Dia de Ação de Graças, para o qual a sua sobrinha contrata alguém para tomar conta dele. Esse alguém é Charlie, um rapaz bolseiro que procura dinheiro para conseguir ir a casa no Natal.

Se, por um lado, Charlie pensa que vai fazer um babysitting descontraído a um homem cego e, por outro, Frank planeia ter um último fim-de-semana de festa antes de se deixar ir, nenhum dos dois se deparará com o esperado.

Apesar de terem personalidades muito contrastantes, acabam por aprender um com o outro: no final, um sairá mais forte e confiante e o outro aprenderá a ficar satisfeito com a beleza das pequenas coisas, como dançar tango ou imaginar o sorriso de uma mulher quando a impressiona identificando o seu perfume.

Agenda cultural

  • “A (des)Criação de Adão”, no parque municipal do Sítio das Fontes (Estômbar) – entre 5 e 7 de outubro, às 19h

Uma performance que nos leva desde a criação de Adão até ao momento da sua extinção, e cuja proposta é refletirmos sobre questões fundamentais da nossa existência: De onde vimos? Quem somos? O que fazemos aqui? Para onde vamos? Antes da performance será passado o documentário “Привіт з раю! / Оlá do Paraíso!”.

  • “Festival Internacional de Magia”, em vários locais em Lagoa – entre 5 e 7 de outubro

A 3ª edição do Festival Internacional de Magia traz a Lagoa sete mágicos em destaque mundial, sob a direção artística do lagoense Paulo Cabrita. Os dois primeiros dias serão dedicados à magia de rua, escolas e instituições; já no dia 7 de outubro, realizar-se-á a noite da Grande Gala, no Auditório Carlos do Carmo.

  • “Silves Urban Music”, na zona ribeirinha de Silves – 6 e 7 de outubro

Após o enorme sucesso do ano passado, nos dias 6 e 7 de outubro estará de volta o SUM – Silves Urban Music, uma iniciativa com entrada gratuita que alia a música ao movimento associativo jovem. Devil in Me, Moonspell e Valete estão entre os cabeças de cartaz.

  • “Os Livros das Nossas Vidas”, na Casa das Palavras (Monchique) – 7 de outubro, às 17h

Uma conversa entre Clara Andrade, pintora, escritora e diretora da Biblioteca Municipal de Lagoa, Ana Pais, psicóloga, e Maria Mackaaij, bibliotecária de leitura assistida por animais, do Município de Loulé.

  • “A Nossa Cultura Sai à Rua” na Mexilhoeira Grande – 7 de outubro, a partir das 16h

Na nona edição desta festa popular serão divulgados uma vez mais os usos e costumes desta freguesia do concelho de Portimão, com destaque para a música, a gastronomia e a divulgação dos saberes de antigamente.

  • “VIII Festival de Piano do Algarve”, no Teatro Municipal de Portimão – 7 de outubro, às 19h

Neste concerto serão apresentadas duas obras de Chopin, o Andante Spianato e o Concerto n.º 2. O solista, Rem Urasin, é um laureado do concurso internacional de Chopin, com uma carreira internacional consolidada. Será acompanhado pela Orquestra Sinfónica do Algarve.

  • “Vila Vita Oktoberfest 2023”, no Vila Vita Biergarten (Porches) – até 8 de outubro, das 17h às 23h30

A festa da cerveja, originária da Alemanha, está de regresso a Porches, ao estilo algarvio, com um ambiente festivo recriado a rigor. A protagonista será a weissbier da Erdinger e haverá ainda uma ementa repleta de iguarias da Baviera, servida nas habituais mesas corridas, e outras animações.

  • “Workshop de Cerâmica”, no Laboratório Atividades Criativas (Lagos) – 14 de outubro, das 10h às 17h30

Pretende-se com este workshop que os participantes tenham um contacto direto e intensivo com o barro e as técnicas de conformação. Enquanto, na primeira parte, serão abordadas as técnicas mais antigas, como a técnica da bola e do polegar e a técnica dos rolos, a segunda parte será dedicada aos passos básicos do trabalho na roda.

  • “Ruy – A História Devida”, no Teatro Municipal de Portimão – 14 de outubro, às 21h

Um espetáculo onde o ator Ruy de Carvalho abrirá o coração e contará histórias inéditas da sua longa e inspiradora carreira, de amor, de humor e de emoções.

  • “Concerto de Taças Tibetanas”, no Villa Prana (Portimão) – 21 de outubro, às 19h

Durante este Concerto Meditativo ou sessão de Sound Healing, serão usadas taças tibetanas, gongos e tambores xamânicos para provocar uma massagem vibracional e terapêutica nos organismos dos ouvintes. A ressonância desta vibração atua no nível físico, mental, emocional e espiritual, permitindo um relaxamento do corpo e da mente.

  • “Feira de Jardinagem Mediterrânica de Outono”, no Fissul (Silves) – 28 e 29 de outubro, das 10h às 17h

O evento contará com um espaço dedicado a expositores que comercializam plantas nativas e sementes, plantas ornamentais e em vasos, bem como árvores frutíferas e ervas aromáticas. O programa inclui palestras, workshops e demonstrações gratuitas, com o tema “Preparar o seu Jardim para o futuro!”, sendo uma oportunidade única para adquirir plantas para o seu jardim, aproveitando os conselhos e orientações de profissionais experientes e palestrantes.

  • Feira de Monchique, no Parque de Feiras e Exposições – 29 de outubro, das 9h às 18h

“Reviver a tradição” é o mote da feira deste ano, que contará com animação musical, produtos locais, bem como comes e bebes, onde não faltarão as filhós.


  • Exposição de pintura, na Galeria Porca Preta (Monchique) – até 21 de outubro

Uma exposição composta por pinturas de João Serra, que segue o mote “Do lixo ao luxo”.

  • Exposição “Moldar a Cerâmica e a Pintura”, na Galeria de St. António (Monchique) – até 23 de outubro

Uma homenagem, feita por sete artistas plásticos, a Querubim Lapa, que deixou uma marca indelével na cerâmica e na pintura.

  • Exposição “Fernando Pessoa, de pessoa em pessoas”, na Casa Manuel Teixeira Gomes (Portimão) – entre 8 de setembro e 31 de outubro

Uma mostra de Francisco Alberto, conhecido como Patico, “construída à luz de Fernando Pessoa” e que mistura desenhos, técnicas mistas de pintura e colagens.

Share Button