Sugestões para o mês: um livro, um filme e algumas saídas pelo Barlavento

Um livro

Você Nunca Mais Vai Ficar Sozinha, de Tati Bernardi (Tinta da China, 2021)

Karine, de 35 anos, diz à mãe que está grávida de uma menina e esta responde-lhe: “você nunca mais vai ficar sozinha”. Nascida numa família disfuncional do Belenzinho, um bairro de São Paulo, a protagonista leva-nos pelas suas conversas com a enfermeira em consultas pré-natais. Escutamo-la a desabafar sobre flashbacks da relação com a mãe, traumas de infância, os sentimentos  que a assolam quanto à gestação, o caminho para a maternidade e o que antecipa de aí vir… o amor e as inquietações.

Uma obra que reflete o ser mãe e o ser filha de todos os ângulos: os medos, as dores e os contentamentos são abordados de forma inteligente, perspicaz e, principalmente, com muitas gargalhadas.

Neste romance intenso e humorístico, pensamos na ideia do fim da solidão que o nascimento de uma filha traz: será felicidade eterna ou também um pouco de prisão perpétua?

Um filme

Mommy, de Xavier Dolan (2014)

Uma mãe viúva passa a ter de sustentar e a educar sozinha o seu filho, que sofre de hiperatividade e ataques de violência súbita. Ambos têm fortes personalidades e estão perdidos nas franjas da sociedade, pelo que têm de aprender a aguentar a companhia um do outro sem berros nem pancadas.

A esta dupla junta-se a vizinha da frente que, por trás da sua aparente timidez, esconde uma vontade de viver e um riso contagiantes. Embalados nesta estranha amizade, da qual beneficiam os três, a vida torna-se, de repente, menos negra. Cozinham e dançam juntos, retiram o bom de cada um e constatam que progressos pessoais afinal sempre são possíveis.

Xavier Dolan mantém a esperança sempre lá no alto, bem presente, mas sente-se que é algo frágil. Estamos perante um filme ágil na montanha russa das emoções.

Agenda cultural

  • “Festival da Sardinha”, na Zona Ribeirinha de Portimão – entre 1 e 6 de agosto, das 18h às 24h

A 27º edição deste que é um dos maiores eventos gastronómicos do Algarve regressa com muita animação, música (destacando-se Carlão, Áurea e André Sardet entre os artistas convidados) e, claro, grandes quantidades de sardinha assada

  • A-Jam 2023“, na freguesia de Pereiros, São Marcos da Serra – 4 e 5 de agosto, a partir das 19h30

Um evento com gastronomia garantida e vários concertos de estilos variados, desde Drum&Bass ao Reggae, passando pelo Afrobeat e o Rock.

  • Feira do Livro“, na Galeria de St. António (Monchique) – entre 5 e 13 de agosto, das 14h às 20h

Monchique volta a receber este evento literário que traz muitas atividades associadas.

  • “Biblioterapia & Mindfulness: Dia de verão & observar a mente”, na Biblioteca Municipal de Lagos – 5 de agosto, às 15h

Um encontro regular de mindfulness que integrará, desta vez, a leitura do poema “Dia de verão”, seguido de um momento de reflexão em conjunto. Também inclui um exercício prático de observação da mente “para desenvolver a capacidade de reconhecer os pensamentos”.

  • “Jazz no Jardim”, no Jardim 1º de Dezembro (Portimão) – 6 de agosto, às 18h

Um evento com a participação de um quinteto que faz parte da Orquestra de Jazz do Algarve.

  • “Festival Mar Me Quer”, na Zona Ribeirinha de Portimão – entre 10 e 12 de agosto

Um festival com um “mood jovem, trendy, irreverente e com causas ambientais muito bem definidas” que tem no cartaz nomes como Calema, Plutonio e T-Rex.

  • “Feira Medieval de Silves”, no centro histórico da cidade – entre 10 e 20 de agosto, a partir das 18h

Visando recriar as vivências da antiga capital da província que hoje corresponde ao Algarve, a feira apresenta, este ano, como mote “A Mesquita, Símbolo e Poder”. Além dos espetáculos e animação histórica, no evento participarão mais de uma centena de expositores, entre artesãos, mesteirais, doceiros, místicos e mercadores.

  • “Noites no Mirante”, na vila de Monchique – 11 e 12 de agosto, a partir das 18h

Este ano, a 2º edição deste festival contará com a presença de Anselmo Ralph, logo no primeiro dia, e com mais uma festa da M80 no segundo dia.

  • “Humor.PTM – Festival de Comédia de Portimão 2023”, no Grande Auditório do Teatro Municipal de Portimão  – 11 a 26 de agosto, às 22h

Todas as sextas-feiras e sábados da segunda quinzena de agosto, o Teatro Municipal de Portimão receberá um cartaz eclético com alguns dos melhores e mais promissores comediantes, capaz de alcançar todos os gostos e garantir muitas gargalhadas.

  • Indian Classical Sitar recitals“, no espaço A Mandorla (Odemira) – todos as quartas e quintas-feiras entre 23 de agosto e 27 de setembro

O espaço A Mandorla propõe um programa de contemplação e crescimento interior com dormida, dois concertos de sitar e duas aulas de yoga incluídos.


  • Exposição “O Fantástico Mundo Surfistic”, no Museu de Portimão – entre 5 de agosto e 3 de setembro

Uma mostra de fotografias de Gonçalo Cordovil que fazem alusão à natureza, ao surf e ao próprio fotógrafo.

  • Exposição “Desenhos Bordados”, na Galeria de St. António (Monchique) – entre 19 de agosto e 19 de setembro

Uma exposição que combina desenhos da artista Zé Ventura e bordados da sua mãe já nonagenária, Maria Laura Martiniano.

Share Button