Rui André e Gameiro Alves querem apresentar petanca nas escolas do ensino básico

A I Maratona de Petanca C.D.C. da Nave, que decorreu durante a noite e madrugada dos dias 6 e 7 de agosto, contou com 27 equipas masculinas e 8 femininas, sagrando-se vencedora a equipa da casa constituída por Hugo Dores e Paulo Jacinto.

Na sessão de abertura realizada, às 19h00, de dia 6, estiveram presentes Gameiro Alves, presidente da Federação Portuguesa de Petanca, Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique, Helena Martiniano, presidente da Junta de Freguesia de Monchique, Cristina Sousa, presidente do Clube Desportivo e Cultural da Nave, um representante da Associação de Petanca do Barlavento Algarvio e Sudoeste Alentejano, entre outros.

O presidente da Federação Portuguesa de Petanca, que foi eleito no dia 30 de julho, em Almeirim, num ato eleitoral que teve a participação de 60% dos clubes e das federações de petanca, descreveu esta modalidade como «um desporto do povo, de convívio social e salutar», no entanto, advertiu que por parte do «Instituto do Desporto tem um apoio muito reduzido», justificando que «de um orçamento de 90 mil euros apresentado, a federação recebeu apenas 12 mil».

Gameiro Alves propôs ainda que «esta modalidade seja apresentada no início do ano letivo nas escolas do ensino básico, de forma a aumentar os participantes», projeto que Rui André também defendeu, oferecendo-se para «sensibilizar a Associação dos Municípios do Algarve (AMAL) para a prática desta modalidade», dado que «é uma atividade saudável que pode promover o convívio intergeracional», acrescentou.

Foi ainda anunciado que vão ser iniciados contactos por parte da Federação Portuguesa de Petanca com a Secretaria de Estado do Ensino Básico e a Associação Nacional dos Municípios, visando obter os apoios indispensáveis para a expansão da prática da petanca.

Esta modalidade é o único desporto que tem a sua federação sediada no Algarve.

 

foto 2 foto1 foto3

Share Button

Deixe um comentário