RTA atribuiu «Medalhas do Turismo» a 16 personalidades

A Região de Turismo do Algarve (RTA) atribuiu, no passado dia 18 de janeiro, em Faro, as «Medalhas do Turismo» a um conjunto de personalidades e entidades que contribuíram para o prestígio da região e para o desenvolvimento do setor nos últimos anos, numa cerimónia presidida por Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo.

Esta iniciativa marcou o encerramento das comemorações dos 45 anos de existência da RTA ao serviço da promoção e animação do Algarve e, para além de distinguir 16 personalidades e entidades, também premiou os ex-presidentes da RTA, aos quais foi entregue um diploma de mérito.

De acordo com a RTA, «as Medalhas do Turismo foram instituídas em 2003 com o objetivo de dar público apreço às entidades singulares ou coletivas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, cuja atividade se tivesse evidenciado na valorização, dinamização e divulgação do turismo e do Algarve». Os candidatos são propostos pela comissão executiva da RTA, mas é a Assembleia Geral da mesma entidade que decide os vencedores. As medalhas dividem-se em duas categorias distintas: medalha de ouro do turismo e medalha de mérito turístico.

A medalha de ouro do turismo foi entregue a Christopher Stilwell, antigo dirigente e presidente da associação Algarve Golfe, estando também envolvido na realização de grandes eventos relacionados com a modalidade; à Universidade do Algarve (UAlg), instituição de ensino superior que «há mais de três décadas contribui para a formação humanística, cultural, artística, científica, técnica e profissional no Algarve»; à Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), criada em 1950 e, sendo a mais antiga associação do setor turístico em Portugal, tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento do turismo nacional; ao hotel Vila Joya, um dos mais premiados empreendimentos turísticos do Algarve e à Marina de Vilamoura que, nos últimos anos, tem sido distinguida como a melhor marina do país e reconhecida internacionalmente.

Com a medalha de mérito turístico foram premiadas outras 11 entidades e personalidades de relevo para o turismo algarvio. Foram elas, os hotéis Dom José, Vasco da Gama, Algarve Casino, Pestana Alvor e golfe da Penina, o professor Luís Correia da Silva, o presidente da Associação Empresarial do Algarve (NERA) Vítor Neto, o professor e presidente da Associação de Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve, chef Henrique Leandro, o funcionário da RTA com mais tempo de serviço no organismo, Mário Valente, a Safe Communities Algarve e a Dieta Mediterrânica, inscrita na lista do Património Mundial da Unesco, cujo estilo de vida milenar se assume na identidade cultural do Algarve.

Foto: Carlos Vidigal jr

Share Button

Deixe um comentário