Quatro mil jovens cristãos vão ficar em Portimão durante o Festival Welcome to Paradise
Portimão vai acolher cerca de quatro mil jovens cristãos de 74 nacionalidades, entre 26 e 31 de julho, no âmbito do Festival Welcome to Paradise, que surge como um pré-evento da Jornada Mundial da Juventude 2023.
Organizado anualmente, desde 1993, pela Comunidade do Chemin Neuf na abadia francesa de Hautecombe, este festival foi transferido, este ano, para Portimão sobretudo devido às boas condições do Portimão Arena e capacidade de alojamento da cidade. Uma vez que é verão, o facto da praia da Rocha ser vista como um destino turístico privilegiado também foi um critério relevante na escolha do anfitrião.
Os participantes, que irão pernoitar em vários estabelecimentos de ensino do município e em casas de famílias, poderão escolher os workshops, concertos, desportos na praia e noites temáticas em que desejarem participar ao longo da semana. Entre as atividades (que serão traduzidas em dez línguas) incluem-se ainda fraternidades, celebrações, momentos de oração e diversas conferências “que ajudarão os jovens a crescer”, segundo a nota de imprensa. Da lista de palestrantes destacam-se os cardiais Tagle e Czerny e os bispos franceses D. Olivier Leborgne e D. Laurent Le Boulc’h, o belga D. Jean Kockerols, o costa-marfinense D. Jacques Assanvo Ahiwa e D. Manuel Quintas, Bispo da Diocese do Algarve.
Será “uma semana de oração, aprendizagens, troca de experiências, práticas desportivas e profundidade espiritual”, caracteriza a organização. O festival terá como quartel-general o Parque de Feiras e Exposições e o Portimão Arena, estando agendadas atividades para o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, Museu de Portimão, Igreja Matriz, Igreja do Colégio, Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, Polidesportivo da Rua António Carmo Provisório e Área Desportiva da Praia da Rocha.
A organização do evento, que conta a parceria da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e da Câmara Municipal de Portimão, convida os paroquianos de Portimão, a partir dos 16 anos, a voluntariarem-se, ajudando na “preparação de alojamentos e de salas, distribuição de comidas, confeção, decoração, tradução, enfermaria, ou marcenaria, entre outras atividades, podendo igualmente desfrutar o festival”. Os que tiverem interesse em participar mesmo no festival (têm que ter entre 18 e 30 anos) beneficiam de condições especiais, sendo apenas necessário pagar uma taxa de inscrição de 10 euros.