Quarta campanha arqueológica no Castelo de Alferce terminou com achados “surpreendentes”
Entre os dias 17 de julho e 8 de setembro de 2023 decorreu a quarta campanha arqueológica no Sítio Arqueológico do Cerro do Castelo de Alferce, no âmbito do projeto de investigação em curso, desde 2020.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Monchique destaca que os trabalhos de campo incluíram alunos de sete universidades portuguesas, distribuídas entre as cidades do Porto e Faro, assim como voluntários da aldeia de Alferce. Durante o período em que decorreu a campanha arqueológica foram realizadas diversas visitas guiadas ao local, incluindo as férias desportivas de Monchique. Importa destacar o evento Dia Aberto, concretizado no dia 1 de setembro, que também englobou a concretização de palestras para divulgação dos resultados.
Os objetivos estipulados para esta campanha arqueológica foram atingidos e, de certa forma, superados, menciona o município, acrescentando que foram efetuados achados arqueológicos “surpreendentes”. A título de exemplo, evidencia-se o achado dos primeiros silos islâmicos no local, associados ao recinto fortificado mais antigo (século IX da era comum), bem como a descoberta de recipientes cerâmicos completos e enquadráveis na Idade do Bronze (II milénio antes da era comum).
Os trabalhos de campo terminaram no dia 8 de setembro, tendo sido assegurada a preservação das estruturas arqueológicas colocadas a descoberto. Decorrem atualmente os trabalhos em gabinete, que visam o tratamento e o estudo dos espólios arqueológicos recolhidos, assim como a interpretação de todos os dados coligidos ao longo dos últimos dois meses. Posteriormente, serão elaborados os relatórios técnicos, seguindo-se a preparação de artigos científicos para divulgação dos resultados alcançados.
Perspetiva-se, no verão de 2024, a realização de mais uma campanha arqueológica neste emblemático local.
Imagem: Câmara Municipal de Monchique / Facebook