Projeto-piloto em Monchique convida a debater boas práticas na gestão das florestas

O BRIDGE – Unir a ciência e as comunidades locais para a redução do risco de incêndios florestais – vai organizar, no dia 22 de junho, a 2ª sessão de participação sobre Estratégias para Ação no âmbito de um projeto-piloto que está a decorrer no território de Monchique. O objetivo desta investigação é mobilizar e envolver a comunidade local no sentido de “gerar uma maior consciencialização social do risco de incêndio rural, favorecendo o compromisso continuado com a estratégia de redução do risco consensualizada” .

A partir do trabalho desenvolvido na última sessão do BRIDGE – que é uma iniciativa financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e está a ser desenvolvida, em conjunto, pelo Instituto Superior Técnico (IST), o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e a Universidade do Algarve (UAlg) -, este próximo encontro servirá para debater boas práticas na gestão de territórios florestais passíveis de vir a ser implementadas em Monchique. Para isso, o BRIDGE convida todos a deslocarem-se à Sala da Junta de Freguesia de Monchique, entre as 18h00 e as 20h30 do dia 22, e proporem um exemplo de boa prática na gestão da floresta. Cada apresentação não deve ultrapassar os cinco minutos e deve identificar o nome da sugestão de boa prática e o seu objetivo, a localização, quando deve ser implementada (e descontinuada, caso se aplique), assim como os responsáveis e intervenientes.

A investigação do BRIDGE é composta por três fases, estando de momento na segunda. A primeira visou conhecer o território e as suas populações para avaliar as vulnerabilidades socioecológicas e as estratégias locais de adaptação ao risco de incêndio florestal. A Fase 2 congrega toda as ações de capacitação local na forma de laboratório colaborativo através das quais se pretende fomentar o diálogo entre as comunidades locais, a ciência e as organizações implicadas na gestão do risco de incêndio florestal. Já a terceira fase será para partilhar o conhecimento e a abordagem BRIDGE resultante da investigação em Monchique e apoiar a sua replicação noutros territórios de risco.

O evento marcado para dia 22 de junho é gratuito, aberto a toda a comunidade e conta com o apoio das Juntas de Freguesia de Alferce, de Marmelete e de Monchique, assim como da Câmara Municipal de Monchique. A sessão decorrerá num formato misto (presencial e online), sendo também possível participar via zoom, através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91780924309

Share Button