DestaqueLocal

Projeto BRIDGE apresenta resultados e promove debate sobre gestão dos territórios florestais em Monchique

O projeto BRIDGE – Unir a ciência e as comunidades locais para a redução do risco de incêndios florestais – convida a população a participar na conferência final onde apresentará os resultados da sua investigação em Monchique, iniciada a 15 de março de 2021 com o objetivo de reduzir o risco de incêndio rural.

A conferência irá decorrer no dia 14 de março, entre as 14h00 e as 18h00, na sala de eventos da Villa Termal de Caldas de Monchique. Na primeira parte da sessão serão partilhados os resultados obtidos durante o desenvolvimento do projeto – que escolheu Monchique para caso-piloto da sua abordagem -, seguindo-se um momento de debate sobre a gestão dos territórios florestais deste município, destaca o BRIDGE em comunicado. A conferência é gratuita e aberta a toda a comunidade, contando com o apoio das Juntas de Freguesia de Alferce, de Marmelete e de Monchique, assim como da Câmara Municipal de Monchique.

Refira-se que este projeto foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no âmbito do concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico sobre Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, e que foi desenvolvido por um consórcio de três instituições, respetivamente o Instituto Superior Técnico (IST), coordenador do projeto, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), e a Universidade do Algarve (UAlg). “Partindo de uma abordagem antecipatória centrada na prevenção e na mitigação do risco de incêndio florestal, o projeto BRIDGE contou com o conhecimento tradicional das populações sobre as fragilidades do território e sobre os comportamentos protetivos mais adequados”, diz o BRIDGE. “Pretendeu-se construir conhecimento com a comunidade e gerar uma maior consciencialização social do risco de incêndio rural, favorecendo o compromisso continuado com a estratégia de redução do risco consensualizada”, continua.

O projeto desenvolveu-se, assim, ao longo de três fases: a primeira visou conhecer o território e as suas populações, avaliando as vulnerabilidades socio-ecológicas e as estratégias locais de adaptação ao risco de incêndio florestal; a segunda congregou toda a ação de capacitação local na forma de laboratório colaborativo através do qual se fomentou o diálogo entre as comunidades locais, a ciência e as organizações implicadas na gestão do risco de incêndio florestal; e a terceira pretendeu partilhar o conhecimento e a abordagem BRIDGE de capacitação local para a redução do risco de incêndio florestal em Monchique e apoiar a sua replicação noutros territórios de risco.

Partilhar