DestaqueRegional

Presidente da Região de Turismo do Algarve anuncia recandidatura

Loulé, 14 de Agosto de 2015
Retrato Institucional do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, Sr. Desidério Silva
Foto: Vasco Célio / Stills

Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), anuncia recandidatura ao cargo para o mandato de 2018 a 2023.

Segundo a informação avançada à imprensa, «o Turismo do Algarve consolidou o crescimento do turismo no Algarve, atenuando a sazonalidade do destino» desde o ano de 2012.

Assim, «um dos seus [de Desidério Silva] primeiros projetos foi elaborar um Plano de Marketing Estratégico que definiu como prioridade uma diversificação da oferta turística do Algarve, com o destino a apostar em produtos complementares como o Turismo de Natureza, onde os passeios de bicicletas, as caminhadas, a observação das aves, o Turismo Desportivo, o Turismo Náutico, a Gastronomia & Vinhos, o Touring, o Hipismo, entre outros», enumera.

O atual presidente da RTA declara que «é com sentimento de dever cumprido que chego ao final do meu mandato frente à Região de Turismo do Algarve. Ao longo destes 5 anos e meio, o turismo da região mudou: temos hoje uma oferta mais diversificada, de maior excelência, em que valorizamos mais os nossos recursos naturais, o nosso património cultural e as nossas tradições. E isto só foi possível graças à colaboração de todos os municípios, de todos os operadores, das entidades do sector e de todos os que colaboram com a RTA, incluindo todos os seus funcionários».

Acrescentou ainda que «este é um projeto para ser encarado a longo prazo: sempre estive ligado ao Algarve, e sempre participei de forma ativa no desenvolvimento da região e pretendo continuar o meu papel para fortalecer a Imagem do Algarve enquanto destino de excelência ao nível dos maiores destinos turísticos mundiais, sempre com vista à sua sustentabilidade, ao bem-estar dos residentes e à satisfação dos turistas que nos visitam».

 

Turismo na região regista resultados record

O turismo algarvio tem registado records significativos em vários indicadores da atividade turística. No «ano passado o Algarve ultrapassou os 19 milhões de dormidas, um aumento de 33% face ao início de mandato de Desidério Silva. Em cinco anos, registou-se ainda um aumento de 76% dos proveitos totais da hotelaria algarvia e mais 54% de passageiros processados pelo Aeroporto de Faro», aponta a mesma fonte.

Nos últimos cinco anos verificou-se «um aumento de 76% dos proveitos totais da hotelaria algarvia e mais 54% de passageiros processados pelo Aeroporto de Faro. A sazonalidade, um dos maiores desafios ao turismo no Algarve tem vindo a ser esbatido de forma gradual e consistente: as dormidas em época baixa aumentaram 45% entre 2012 e 2017».

A região tem alcançado um lugar de destaque a nível internacional, no que respeita ao turismo, e conquistado prémios nacionais, tais como «Marca de Confiança» e «Melhor Região de Turismo do País».

As parecerias entre a RTA, os Municípios e as Associações Empresariais, a aposta no programa «365 Algarve», a valorização da «relação etre o Turismo e Cultura» e a «consolidação do Masters de Golfe no Algarve», são fatores que Desidério Silva tem em conta na sua decisão de se «recandidatar à Presidência da Região de Turismo do Algarve, tendo como mandatário o Senhor André Jordan, conhecido pelo seu contributo ativo para o turismo do Algarve e considerada uma das personalidades mais influentes do turismo a nível mundial».

O candidato conclui que a sua «recandidatura é pelo Algarve e na defesa do Algarve como tem sido toda a minha intervenção cívica e pública ao longo da minha vida».

 

@Foto de destaque: Sul Informação

Partilhar

Deixe um comentário