Portimão promove «Semana Intercultural»

A diversidade cultural vai ser vivida ao longo da semana de 25 de maio a 3 de junho, em Portimão, com um conjunto de programa de atividades que visam promover a partilha de experiências entre as comunidades. A Câmara Municipal de Portimão (CMP) explica em comunicado que pretende sensibilizar «todos os cidadãos para a importância da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural».

O «Mundo à Mesa» é o convite lançado para saborear a gastronomia de diferentes países, sendo que em oito dos restaurantes da cidade vão haver «menus dedicados à interculturalidade, pelo preço especial de cinco euros por prato», segundo o mesmo comunicado.

Na Biblioteca Municipal de Portimão vai decorrer, no dia 26 de maio, pelas 10h00, a atividade «Histórias para ouvir e contar», que inclui uma oficina de ilustração «Se eu fosse um pássaro  migrante», dinamizada pela ilustradora do livro, Ana Sofia Gonçalves, destinada a crianças entre os 4 e os 10 anos, com a participação gratuita, mas de inscrição obrigatória (telefone 282480476 ou email biblioteca-portimao@bmmtgomes.pt.).

Nos dias 29 e 30 de maio, será explorado, no âmbito da atividade «Contos Cá e Lá» que tem lugar habitualmente na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes, a história do pássaro que tem de abandonar o país por um público escolar. Esta atividade está inserida na sequência da oficina de ilustração que vai decorrer na biblioteca.

A música não ficou de parte na programação da «Semana Intercultural de Portimão» e vai envolver «a participação ativa de diferentes públicos, para além da comunidade escolar, com especial relevo para diversas associações locais de imigrantes».

No dia 29 de maio a festa vai ser no Centro Comunitário da Coca Maravilhas, onde se vai celebrar «O dia do vizinho» e «O dia Municipal do Imigrante e Diversidade Cultural», para promover o «encontro para os moradores dos bairros municipais e utentes dos centros de convívio sénior do Município, para uma tarde de baile e caracolada».

A «Lusofonia em Poemas e Canções» por  Afonso Dias & Amigos. A entrada é livre e promete ser «uma viagem pelos oito países de língua portuguesa, numa evocação da aventura da descoberta, numa visita aos seus mais ilustres poetas».

Ainda na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes, no dia 30 de maio, tem lugar a «Biblioteca Viva», promovida pela associação Dypall, que convida todos os leitores interessados a juntarem-se , a partir das 16h30, à conversa com alguns livros.

No auditório do Museo de Portimão vai ser exibido, no mesmo dia, o filme «LÁffaire Ski», do realizador Frédéric Tellier, pelas 21h30.

O último dia é dedicado à gastronomia, na Quinta Pedagógica, com a realização de ateliers de culinária durante a manhã de sábado. Às 11h00 vai ser confecionado «um bolo tadicional da Moldávia e, uma hora depois terá lugar um workshop de confeção de pizzas, atividades que farão as delícias de crianças a partir dos 4 anos que poderão inscrever-se no local, mediante o custo simbólico de 1 euro».

Esta semana cultural termina com o «II Encontro de Culturas», às 19h00, no auditório do Museu de Portimão, com um espetáculo de música.

A iniciativa surgiu no âmbito Plano Municipal para a Integração do Imigrante e marca a agenda anual de atividades do CLAIM- Centro Local de Apoio e Integração de Migrantes, que pretende promover a política de inclusão para o acolhimento tolerante e solidário com os migrantes.

 

Lista dos oito pratos tradicionais e  restaurantes da iniciativa «O Mundo à mesa»:

Cachupa (milho, feijão, carne, frango) à mesa do Espaço Cabo Verde;

Fricandel (2 salsichas com batatas fritas com um molho de maionese e ketchup) no Holandês dos Caracóis;

Mici La Gratar ( salsicha típica Moldava-carne de vaca, acompanhada com puré de batata e salada de cenoura) no restaurante A Sanzala;

Bobó de Camarão (camarão com creme dê mandioca) no restaurante Michelle Grill;

Pizza Capricciosa (Pizza com tomate, queijo, fiambre e azeitona)  no Restaurante Pizza Companhia do Arade;

Sushi no «Kimushi» e Massa Grelhada com Frango no restaurante Sunshine;

O Pão do Caçador” (pão, ovo frito, lombo de porco à Milanesa, e molho de cogumelos) na Shop & Café Koiva Scandinavian Produts.

Share Button

Deixe um comentário