Portimão dá a conhecer o seu património com passeios noturnos

A Câmara Municipal de Portimão (CMP) vai desafiar turistas e residentes a conhecer a história e o património cultural do concelho, através de três passeios noturnos pelas freguesias de Alvor e Portimão, que terão lugar entre os meses de julho e agosto.

Nos dias 2 de julho e 13 de agosto, a vila piscatória de Alvor apresenta a sua herança islâmica, onde figuram construções com cerca de mil anos. De acordo com o site Viva Portimão, a freguesia de Alvor «possui três edifícios de planta centralizada, atualmente transformados em pequenas capelas, cuja função e cronologia iniciais remontam à época islâmica».

Tendo como ponto de encontro o Morabito de São Pedro, situado junto do cemitério, estes passeios com inicio marcado para as 21h00, irão passar ainda pelo Morabito anexo à igreja matriz de Alvor, museu etnográfico, castelo e arquitetura civil.

A 23 de julho é a vez do centro histórico e riquezas culturais da baixa de Portimão se apresentarem aos visitantes numa «busca pelas paisagens urbanas que caracterizam e dão personalidade ao coração da cidade», sugere a mesma fonte. A partir das 21h00, os participantes partem do coreto situado na Praça Manuel Teixeira Gomes para um percurso entre o Jardim Manuel Bívar, a Casa Manuel Teixeira Gomes, o Largo 1.º de Dezembro, a Igreja Matriz, Alameda da República e Largo 1.º de Maio, guiados pela equipa do setor de património da autarquia.

A CMP acrescenta que «há um concelho de Portimão que todos conhecem e um outro que só se deixa desvendar por quem entra porta adentro, disposto a deixar-se interpelar pela beleza de cada monumento, sítio arqueológico, igreja ou museu», pelo que estas visitas «visam conjugar as temperaturas amenas de verão com o acréscimo de visitantes da época, proporcionando experiências culturais diferentes pelo contacto com monumentos e espaços emblemáticos do concelho».

As inscrições para esta iniciativa são gratuitas mas limitadas a um determinado número de pessoas, devendo ser feitas previamente até um dia antes dos respetivos passeios, através dos seguintes contactos: cultura@cm-portimão.pt / gabiente.patrimonio@cm-portimão.pt ou telefone 282480488.

14_paseios património ptm

Share Button

Deixe um comentário