DestaqueLocal

Ocorrência de incêndios em Monchique tem despertado o interesse de vários estudos académicos

Notícia publicada na edição 475, de 30 de junho de 2023

Verificamos que os incêndios ocorridos na serra de Monchique, e não só, têm despertado o interesse de vários estudos académicos, com financiamento público da Fundação para a Ciência e Tecnologia, já realizados ou que se encontram em curso. Um destes estudos, em curso desde 2021, abrange também o concelho de Pedrógão Grande e designa-se por “Bridge”, já noticiado no Jornal de Monchique. Tem como objetivo principal vir a apresentar uma estratégia de prevenção e mitigação dos incêndios florestais junto das entidades implicadas na gestão do risco de incêndio florestal.

Outro estudo, a decorrer até ao final de 2024, e que incide também sobre Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva, designa-se por “Paisagens de Fogo”. Centra-se sobre a história dos incêndios rurais em Portugal, dos anos 1950 à atualidade, e desenvolve-se no âmbito do Instituto de História Contemporânea  da Universidade NOVA de Lisboa e do Laboratório Associado In2Past. Tem como metodologia o recurso a diferentes práticas científicas, das ciências ambientais à história social e da ciência. Através de entrevistas a produtores e entidades locais, e com recurso a arquivos documentais multidisciplinares, o estudo procura responder a questões como: Existirá uma ligação entre a proibição e o declínio dos usos do fogo agrícolas e o aumento na dimensão dos incêndios (a chamada ‘firefighting trap’)? Que processos político-judiciais têm governado a utilização do fogo nas zonas rurais desde os anos 1950? O que é um incendiário? Em que medida a ecologia e a economia política das florestas plantadas participaram no aumento dos grandes incêndios? De que forma terá a silvicultura portuguesa moldado e sido moldada por estas cronologias?

Ambos os estudos se propõem vir a apresentar e debater os seus resultados finais no concelho de Monchique, em datas a anunciar, estando abertos à participação de qualquer interessado em prestar o seu contributo, pelo que deixamos os seus contactos: estudo “Bridge”: http://bridgecomunidade.pt/, pelo telefone/WhatsApp: 916 062 217 (Guilherme); estudo “Paisagens de Fogo”: https://projetos.dhlab.fcsh.unl.pt/s/fireuses/page/inicio, e pelo e-mail fireuses@fcsh.unl.pt (Miguel e Joana).

Partilhar