Nova reserva aumenta capacidade de armazenamento de água no Barlavento

A Nova Reserva do Barlavento construída na freguesia de São Sebastião, no concelho de Lagos, e cuja empreitada poderá ficar concluída durante o mês de março, estará associada à ETA das Fontaínhas e servirá para “aumentar a capacidade de armazenamento do sistema de água do Barlavento Algarvio”, adianta a empresa Águas do Algarve.

As atividades integradas na empreitada contemplaram aspetos como a construção de um reservatório composto por duas células com 5.000 m3 cada uma e uma câmara de manobras. Para além disso, prevê a interligação com a reserva existente, de forma a funcionar como uma única, apesar de diversas células, e o desvio da atual conduta na área de implantação do reservatório a construir.

O grande objetivo desta construção será o aumento da “capacidade de armazenamento do sistema de abastecimento do Barlavento, associado à ETA das Fontaínhas” para também “promover a capacidade de regularização” desta estação. Tal terá em vista a “consolidação dos resultados já obtidos no sentido de melhorar a segurança, a fiabilidade e a resiliência dos sistemas, tendo em conta os contextos de incerteza crescente e os efeitos das alterações climáticas”. Esta reserva contribuirá assim para “resolver as limitações e fragilidades do Subsistema do Barlavento”, mediante um “aumento muito significativo da reserva do Reservatório Final de Lagos” que apresenta “atualmente a capacidade de armazenar cerca de 1.100m3 “, esclarece a Águas do Algarve, que é parte integrante da empresa Águas de Portugal.

Share Button