Museu de Portimão recebe 2.º Simpósio Internacional de Pintura
O Museu de Portimão recebe de 23 a 28 de setembro a segunda edição do Simpósio Internacional de Pintura de Portimão, entre as 9h30 e as 18h30.
Este evento que terá lugar no hall do Auditório do Museu de Portimão e nas imediações exteriores, vai contar com a presença de artistas do Azerbaijão, da Roménia e artistas emergentes do panorama nacional que estarão a trabalhar em espaço público, expondo o seu processo, as suas dúvidas e preocupações.
No decorrer do Simpósio, segundo nota da Câmara Municipal de Portimão (CMP) «cada artista produzirá uma obra que, durante o seu processo de realização estimulará o diálogo sobre a dicotomia Homem/Terra, enfatizado pelas distintas perspetivas culturais e geracionais dos participantes. O programa deste Simpósio abrange ainda a atividade “Artista por um Dia”, em que contará diariamente com a participação de vários artistas que terão intervenções pontuais e ajudarão a estimular o debate entre os participantes».
Esta iniciativa convida à reflexão do público em geral sobre um tema fundamental da contemporaneidade, o “Antropoceno”, conceito popularizado pelo cientista Paul J. Crutzen no seu artigo de 2002 na revista Nature», no qual propõe o termo para descrever o período geológico que sucede o Holoceno. «Esta proposta é fundamentada em informação recolhida em testemunhos de gelo através dos quais poderia estabelecer uma ligação entre a revolução industrial, no final do séc. XVIII, e aumentos na concentração de gases de efeitos estufa na atmosfera. Estes resultados permitem-nos pôr em perspetiva e em evidência que o Homem se tornou uma força geológica por si só com participação ativa no trajeto do sistema terrestre», explica a CMP.
No dia 28 de setembro, pelas 18h00 irá realizar-se, no hall do Museu, a cerimónia de encerramento da iniciativa na qual os artistas terão a oportunidade de apresentar as obras e partilhar as suas perspetivas sobre os trabalhos desenvolvidos.
O evento é uma produção da Associação Cultural Cuneo Sularte, curado por Arlindo Arez e Leandro Arez, com o apoio institucional da Câmara Municipal de Portimão.
Quem são os artistas presentes?
Adil Yusif, do Azerbaijão, é formado desde 2000 pela Academia de Artes e Cultura de Baku. Em 2005, foi premiado com a medalha de ouro da terceira Bienal Internacional de Pintura Contemporânea do Mundo Islâmico no Teerão e com o primeiro prémio no evento “The Best Painting of the Year” promovido pelo Ministério da Juventude, Desporto e Turismo da República do Azerbaijão. Conta com exposições em mais de 20 países.
Zarnishen Yusif, também do Azerbeijão, é graduada pela Academia de Arte de Baku desde 2009, que, dos inúmeros reconhecimentos recebidos, destacamos a recente integração na equipa de artistas representados no Pavilhão do Azerbaijão durante a 58.ª Edição da Bienal de Arte de Veneza.
Maria Balea, da Roménia, estudou sob o alçado de Iachim Nica na Universidade de Arte e Design de Cluj-Napoca, é membro da União de Artistas Plásticos da Roménia desde 1999 e da IKV Internationaler Kunstlerverein. Conta com mais de 200 participações em exposições pelos mais distintos países. Dos principais reconhecimentos, destacamos a participação na 12.ª Bienal Internacional de Arte de Roma e o 1.º prémio em pintura no Atelier an der Donau na Áustria.
Sebastião Cavaco é licenciado em pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, conta com participações em exposições coletivas e individuais em Lisboa, Caldas da Rainha, Castelo Branco e Faro. É também membro da direção da Associação Cultural ALZINE, com a qual realizou um festival de artes em 2017, estando a seu cargo, para além da curadoria artística do evento, a imagem e a seleção de artistas musicais e visuais participantes.
Tito Chambino é o mais jovem dos participantes, licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, acaba de ingressar no mestrado em Ensino de Artes plásticas. Conta com participações em exposições em Lisboa, Porto e Coimbra.