DestaqueLocal

Monchique quer reforçar o apoio social a alunos e premiar o mérito escolar

Estão em consulta pública uma alteração ao regulamento de bolsas e dois novos projetos de regulamento que visam apoiar os monchiquenses que prosseguem os seus estudos e premiar o mérito escolar. Manuel do Nascimento, Ivone Carriço e José Gascon darão nome a três bolsas de mérito.

De acordo com a Câmara Municipal de Monchique, a alteração ao regulamento de bolsas visa, essencialmente, corrigir aspetos pontuais na aplicação do mesmo, bem como a melhorar a fórmula de fixação do valor da bolsa social atribuída aos estudantes do ensino superior matriculados em licenciatura ou mestrado integrado.

Por outro lado, o novo regulamento de âmbito social tem como propósito reforçar o apoio social a quem prossegue com estudos profissionais (cursos de especialização tecnológica ou cursos superiores profissionais, ambos de nível 5), bem como a estudantes que se propõem à valorização curricular (pós-graduações, mestrados ou doutoramentos).

As premissas são o aproveitamento escolar e o auxílio nas situações de falta de condições económicas dos agregados para fazer face às despesas com a formação, “contribuindo assim para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural”, segundo o Município.

Bolsas de mérito

Prossegue ainda a administração pública que a aposta municipal, em matéria de bolsas de estudo, não se esgota nos apoios sociais, já que também se pretende criar um novo regulamento para premiar o mérito no ensino regular, no nono ano e no ensino secundário, assim como no ensino superior.

São três bolsas de mérito, uma para cada um daqueles ciclos de estudo, que reconhecem figuras monchiquenses das áreas da educação e da cultura: Manuel do Nascimento, escritor e jornalista monchiquense (bolsa de mérito no nono ano); Ivone Vicente Correia Carriço, que exerceu atividade de explicação e tutoria formativa (bolsa de mérito no ensino secundário), e José António Guerreiro Gascon, intelectual, escritor e publicista monchiquense (bolsa de mérito no primeiro ciclo do ensino superior).

Com o regulamento, o Município quer premiar o mérito escolar de residentes em Monchique, como estímulo ao prosseguimento de estudos. A meta, conforme explicou a câmara, é o desenvolvimento de competências e do espírito crítico construtivo, de forma a contribuir para o desenvolvimento social, económico e cultural da comunidade.

Estima-se que os três regulamentos – após o procedimento administrativo que se segue de discussão pública, submissão à assembleia municipal, sob proposta da câmara, aprovação e subsequentemente publicação no “Diário da República” – entrem em vigor já no próximo ano letivo.

A discussão pública segue até ao próximo dia 24 de abril e pode ser acessada em https://www.cm-monchique.pt/pt/menu/1108/regulamentos.aspx.

Partilhar