Monchique foi cenário de filme francês durante um dia

Monchique vai integrar os cenários do filme do realizador francês Benoît Jacquot, intitulado «Sons Corps» e recebeu as filmagens dessa película no passado dia 4 de dezembro.

O aparato fora do quotidiano normal da vila captou, durante aquela manhã, todas as atenções para o Largo dos Chorões. Sempre que a GNR interrompia o trânsito, em frente ao «Café da Vila», um assistente da produção pedia «silêncio na praça», para que no decorrer das filmagens não fossem captados barulhos que perturbassem o som do filme. Enquanto isso, os figurantes contratados aguardavam pela ordem de outros elementos da equipa para avançar e cruzar aquela avenida, cuja situação se repetiu mais de uma dezena de vezes.

Segundo Ana Pinheiro Moura, diretora de produção desta longa metragem, as filmagens em Monchique «contaram com a participação de 22 figurantes locais, os quais fazem parte de associações ou grupos culturais e desportivos e foram contactados pela Câmara Municipal, uma vez que não houve nenhum tipo de casting».

O filme é uma produção luso francesa, executada entre a Leopardo Filmes e Alfama Filmes e está a ser rodado entre Lisboa e o Algarve, tendo já sido gravadas cenas no Centro Cultural de Belém (CCB), Alto de São João, Túnel de Benfica e CRIL. No Algarve, as filmagens vão decorrer até dia 19 de dezembro e, para além de Monchique, também a Praia dos Salgados, em Albufeira e uma casa isolada na Praia da Marinha, no concelho de Lagoa, servem como panos de fundo para a realização deste filme.

A escolha de Monchique para cenário da película partiu do seu realizador, Benoît Jacquot, que considera «a vila mais bonita» de entre as que visitara e também «a mais adequada por não ser muito turística». No entanto, o cineasta faz questão de acrescentar que «a história passa-se em Portugal e ninguém no filme diz que estamos no Algarve, em Faro ou em Monchique».

IMG_0947

O filme, que é uma adaptação do livro «The Body Artist» do escritor americano Don Delillo, conta a história de amor entre Rey e Laura. O casal apaixona-se e vai viver para uma casa isolada junto ao mar, até ao dia em que Rey morre num acidente de viação e deixa Laura sozinha naquela casa a fazer o luto. Para além de protagonista do filme, Julia Roy é também a autora do guião e explica que «o filme é um pouco diferente do livro, uma vez que esse é muito abstracto e poético e eu tive de torná-lo concreto para o filme. Por exemplo, a história de amor não existia no livro, eles estavam juntos, mas no livro isso não era dito, então tive de criar essa história de amor».

As filmagens realizaram-se em Monchique durante todo o dia, sendo que na parte da manhã e início da tarde tiveram lugar no interior do Café da Vila, onde foi rodada uma cena de discussão entre os dois protagonistas, interpretados por Julia Roy e Mathieu Amalric e depois num corredor do Supermercado «Intermarché». Do elenco do filme, fazem parte outros conhecidos atores como é o caso de Jeanne Balibar.

Para Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique (CMM), «a vila tem condições excepcionais para este tipo de eventos, uma vez que é uma localidade que para além das condições de luz, como aliás acontece em todo o Algarve nesta altura do ano, Monchique tem a particularidade de ao longo do ano ter também várias tonalidades de cores que vão dando cenários muito bonitos. Para além disso, a própria vila, onde a maior parte das filmagens vão ser feitas, apresenta características muito peculiares como os arranjos exteriores bem cuidados, e isso é o cenário ideal para este tipo de trabalho». O autarca não esconde a satisfação pelo facto de Monchique aparecer associada a produções deste gênero, salientado que «é sempre uma forma de divulgar e levar o nome da nossa terra a outras partes do Mundo».

«Sons Corps», cuja tradução para português é «No corpo dele», tem estreia prevista para a primavera do próximo ano e, de acordo com Ana Pinheiro Moura, será apresentado no Festival de Cannes, em Maio de 2016, uma vez que todos os anos Benoît Jacquot exibe um filme nesse evento, estando já confirmada a sua exibição nas salas de cinema em Portugal e França.

Autor: Ana Mateus

IMG_0968

Share Button

Deixe um comentário