Ministro da Cultura visita projeto cultural em Monchique
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, vem a Monchique, esta sexta-feira, no âmbito da iniciativa “Cultura que somos”, que visa conhecer e divulgar projetos que estimulam o desenvolvimento local nas regiões onde se inserem.
O projeto que visitará trata-se de um “laboratório de absorção, criação e transformação” composto por dança e música, intitulado “Casais”. Está a ser desenvolvido pela companhia Lavrar o Mar e tem estreia marcada para o dia 12 de maio.
Segundo a nota de imprensa enviada pelo Ministério da Cultura, Pedro Adão e Silva irá ainda conhecer dois outros projetos também enquadrados no Programa de Apoios Sustentados pela Direção-Geral das Artes (DGARTES). Um deles é o “Futurama”, que se define como um Ecossistema Cultural e artístico sediado em Castro Verde, e o outro é “Cultivamos Cultura”, um espaço de experimentação e desenvolvimento das ciências, da tecnologia e da arte contemporânea, em Odemira.
Todos estes projetos contribuem para a “visibilidade, para a criação de emprego e afirmação da identidade regional”, lê-se na nota de imprensa. Para o ministro, a cultura surge assim como um “fator de desenvolvimento dos territórios e de transformação da sua identidade”, além de que nas regiões de baixa densidade é também “uma forma poderosa para o envolvimento comunitário dos jovens”.
Através da iniciativa “Cultura que somos”, que começou em Setembro passado, Pedro Adão e Silva pretende dar voz a “agentes culturais, estruturas e criadores de diversas expressões, vocacionados para diferentes públicos”. Isto porque a cultura “é um elo de proximidade e cabe ao ministro da Cultura conhecer a produção artística e cultural que se faz no conjunto do país”, de acordo com o comunicado.