CulturaDestaqueLocal

Galeria Porca Preta acolhe pinturas que pretendem alertar para a preservação ambiental

A Galeria Porca Preta lança o convite para a inauguração da sua próxima exposição, no dia 21 de outubro, às 17h, que contará com música ao vivo. Em exibição ficarão pinturas da artista plástica Fernanda Eva, nascida no Brasil e agora residente em Monchique, sendo que poderão ser apreciadas até 19 de novembro, de sexta a terça-feira, a partir das 17h. É a última mostra do ano desta galeria monchiquense que tem promovido continuamente a pintura e a escultura, bem como concertos de diferentes géneros.

Intitulada “Catalogação de Aves”, a exposição é composta por cinco telas de azulejos e 15 telas inéditas de aves que nasceram de uma preocupação pela preservação ambiental e consequente vontade de consciencializar a população para as espécies em perigo de extinção. Estas obras integram a série “Catalogação dos animais do Sec. XXI”, que a artista tem vindo a desenvolver registando diferentes espécies.

Se a artista já tinha viajado por vários lugares de preservação ambiental, o seu interesse pela temática foi reforçado, em 2019, quando realizou uma residência artística na Galeria Porca Preta, pelo facto de Monchique ter sido uma das regiões mais devastadas pelos incêndios de 2018. Fernanda Já expôs em diversos países, tais como França, Chile, Cuba, Portugal, Brasil e Dinamarca, tendo as suas obras espalhadas por diversas coleções.