Freguesia de Alferce regista primeiro caso de covid-19 no concelho de Monchique

O presidente da Junta de Freguesia de Alferce, José Manuel Gonçalves, confirmou ao Jornal de Monchique o primeiro caso positivo de covid-19 na freguesia e, consequentemente, no concelho de Monchique.

Trata-se de uma pessoa do sexo feminino, com cerca de 40 anos, que habita no Alferce e que neste momento se encontra num apartamento, fora da concelho, «em isolamento social ainda com alguns sintomas, mas a recuperar».

O caso surgiu a partir da cadeia de transmissão da Escola Manuel Teixeira Gomes, «dado que o filho da utente era aluno do professor que acabou por falecer vítima de covid-19, em Portimão».

O autarca adiantou que «o filho nunca apresentou sintomas mas, tal como a mãe, cumpriu a totalidade da quarentena recomendada. Os sintomas surgiram depois desse período, pelo que a mulher se isolou voluntariamente no apartamento, mesmo sem ter a confirmação de se tratar de um caso de covid-19». José Manuel Gonçalves elogiou o comportamento da sua freguesa pois «permitiu manter em segurança a sua família, colegas e utentes do Centro Dia de Alferce, onde trabalha», e onde acabou por exercer funções no «apoio domiciliário durante quatro dias, antes de ter sentido os primeiros sintomas e de se ter isolado».

O caso foi confirmado após a mulher «ter esperado cinco dias em casa antes de ligar para a linha de Saúde 24 (808 24 24 24) e ter aguardado outros cinco dias pelo resultado do teste». Todo este tempo de espera «faz com que o período de quarentena para os utentes do centro de dia e colegas que tiveram contacto com a mulher termine amanhã, dia 8 de abril e para a família termine na quinta-feira, dia 9», explica o autarca. «Até agora não há ninguém com sintomas», garante e adianta que «se tudo correr como o esperado» o Centro Dia de Alferce, que conta com 60 utentes e 15 colaboradores, vai voltar à normalidade no próximo sábado, dia 10 de abril».

José Manuel Gonçalves explica ainda que os colaboradores do Centro de Dia aplicaram «medidas preventivas, como o uso de máscaras e luvas, no apoio domiciliário que prestaram aos utentes, porque a infraestrutura encontra-se encerrada, tendo sido reduzido o risco de contágio, mas admite que ainda «nenhum utente ou colaborador do Centro foi testado até agora». «O fornecimento e distribuição das refeições aos utentes é, neste momento, assegurado pelo Município de Monchique», acrescenta.

Deixou, no entanto, uma mensagem de esperança à comunidade e apela a que se continue a manter o isolamento social voluntário.

O caso ainda não consta no relatório da Direção-Geral de Saúde.

One thought on “Freguesia de Alferce regista primeiro caso de covid-19 no concelho de Monchique

Fechado para comentários.