Feiras do mês de julho com perspetivas de nova localização daqui a um ano

O mês de julho traz consigo as habituais Feiras das Hortas e do Presunto, nos espaços a que já estamos habituados, com os produtores que já conhecemos.

As alterações este ano são a redução para dois dias do tempo de realização das feiras e uma intervenção que visa apenas o melhoramento do exterior da antiga serração, por causa do pó e da irregularidade do terreno. Segundo afirma Luís Grade, vereador responsável pelo pelouro das feiras, «ainda houve a hipótese da não realização da Feira do Presunto, por o espaço não ser o ideal, nem o mais condigno, devido ao pó que o terreno levanta.» No entanto, afirma, «que a situação está contornada e resolvida, através do melhoramento e nivelamento do piso».

Entretanto, Luís Grade, avança que o sonho da construção de um pavilhão multiusos «será concretizado para breve», pois as conversações para «a aquisição da antiga Serração estão muito bem encaminhadas, quase concluídas, faltando só ultimar o acerto em termos de contas». O vereador adiantou ainda que assim que se adquira o espaço inicia-se um processo que demorará algum tempo, pois tem de ser feito um projeto e um concurso, mas anseia que daqui a um ano «o espaço já esteja, pelo menos a 40% de execução e que a Feira do Presunto possa ser repensada e alargada».

A Feira das Hortas realiza-se das 10h00 às 20h00, dos dias 2 e 3 de julho, no espaço do Largo dos Chorões com o objetivo de promover e divulgar a agricultura familiar de Monchique e os seus produtos agrícolas, nomeadamente hortifruticultura e também os pequenos animais de produção caseira.

A Feira do Presunto decorre nos dias 23 e 24 de julho e dará a conhecer o genuíno e exclusivo presunto tradicional da Serra de Monchique.

A animação do primeiro evento far-se-á com músicos da terra enquanto que a Feira do Presunto, tem no seu cartaz os Némanus, no sábado, e os Azeitonas, no domingo, com ambos os concertos às 22h00. Durante o certame os visitantes podem ter contacto e passear em burros cedidos, à semelhança de anos anteriores, pela Associação Burros & Artes de Aljezur.

 

(Foto de destaque: Espaço da antiga Serração – Feira do Presunto 2015)

 

 

IMG_0223
Feira das Hortas
Share Button

Deixe um comentário