DestaqueLocal

Escolas de Monchique premiadas no Concurso Água Jovem 2023

As escolas E.B. nº1 e nº2 de Monchique ficaram em primeiro e terceiro lugares, respetivamente, na categoria do 1º ciclo na 13º Edição do Concurso Água Jovem 2023, cuja entrega de prémios se realizou hoje, em Monchique, com a presença de cerca de 400 alunos de nove concelhos algarvios.

Com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (metas globais definidas pelas Nações Unidas), o Concurso Água Jovem é realizado anualmente e visa sobretudo sensibilizar os jovens do Algarve para o conhecimento e a preservação da água enquanto património. Para isso, os alunos que frequentassem o pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino Básico na região do Algarve foram incentivados a pensar o tema de uma forma criativa, individualmente ou em grupo, e enviar os seus trabalhos até ao passado dia 1 de maio.

Havia três temáticas possíveis, que cada um podia abordar no formato que bem entendesse, fosse texto, desenho, vídeo, maquetes ou performance: um dos temas tinha como título “Aliança pela Água” e pedia soluções concretas para preservar e poupar a água no Algarve de forma a combater a situação de seca; outro era “Serra de Monchique – A importância da água e dos seus ecossistemas aquáticos”, cujo objetivo era dar a conhecer o território e os seus recursos naturais; e o terceiro era o “Desafios da Água – Impacto das Alterações Climáticas (ODS13) no ODS 6”, que consistia em apresentar trabalhos e composições artísticas que incentivassem à preservação da água e refletissem sobre as consequências do aquecimento global.

A par da entrega de prémios, segundo avançou ao Jornal de Monchique a organização do evento, o Fórum Água Jovem 2023 também pretende que os participantes conheçam o território que alguns deles estudaram para o concurso – cuja escolha recaiu, este ano, na serra de Monchique.

Daí que o município tenha recebido cerca de 400 dos 800 alunos que participaram no total no concurso, os quais foram convidados a percorrer Monchique durante a manhã. Foram definidos três percursos para os diferentes ciclos escolares: um passava pelos Bombeiros, o Viveiro Municipal, a Galeria de Sto António, as Igrejas Matriz e da Misericórdia, a Casa da Nogueira – Cerâmica do Lionel Telo, o Espaço Jovem, a Eira e o Parque da Vila; o segundo percurso começava no Miradouro e incluía o jardim do “Studio Bongard”, a Fonte do Castanheiro, a Câmara Municipal de Monchique e a Igreja Matriz, terminando com os mesmos três locais do que o primeiro; já o último só diferenciava dos anteriores no que toca ao Monumento dedicado aos Antigos Combatente, à Faixa Proteção Combustível e à Capela de S. Sebastião.

Alunos da E. B. nº1 de Monchique a receber o prémio

Antes da entrega de prémios ainda houve tempo para um piquenique no Parque Municipal e para uma “Dança da Chuva” para atrair este “bem precioso” que é a água, como disse o presidente da Câmara de Monchique, Paulo Alves, durante a cerimónia. “Vocês fazem parte de uma geração onde cada vez chove menos, pelo que temos de adaptar o nosso dia a dia. Temos de poupar água”, apelou aos jovens o diretor regional da ARH Algarve.

O Concurso “Água Jovem” é promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente e pelas empresas Águas do Algarve S.A., o Mundo Aquático SA (Zoomarine) e a International Water Technology, SA, sendo ainda apoiado pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares-DSR Algarve, pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas-DRCNF Algarve e pela Câmara Municipal de Monchique.

Partilhar