DestaqueRegional

É tempo de folar, ovos da Páscoa e novo circo

A Páscoa vai ser assinalada no Barlavento com uma série de atividades onde vai reinar, sobretudo, o folar, quer seja em Portimão, Aljezur, Lagos como em Silves. Além das feiras tradicionais, em Aljezur haverá mais um novo circo promovido pela cooperativa Lavrar o Mar e, em Portimão, vai ser organizada para as crianças a já conhecida caça aos ovos de chocolate pela cidade.

A partir de amanhã e até 31 de março, o Município de Silves volta a promover a Feira do Folar, em São Marcos da Serra, com abertura sempre às 11h. Dedicado a celebrar o folar “nas suas mais diferentes formas e sabores”, o evento reúne diversos produtores tradicionais que fazem este pão doce feito com ovos e açúcar e outros produtos típicos, que vão desde os doces aos licores, passando pelo medronho. Esta XXVIV edição do certame incluirá concertos, celebrações religiosas, grupos corais, ranchos folclóricos, bailes e muita animação de rua.

Neste fim de semana também poderá ser visitada a XVII Feira do Folar e Artesanato em Barão de S. João. De sexta a domingo, a partir das 15h, esta aldeia localizada no concelho de Lagos dará a conhecer a sua “cultura popular e o saber das gentes locais, as suas tradições traduzidas nos mais variados produtos, desde o artesanato à gastronomia”. E claro, o protagonista também aqui será o folar, “uma herança viva e um património singular e único”.

Em Odeceixe vai ocorrer igualmente a tradicional Feira do Folar, mas só mais tarde, nos dias 7, 8 e 9 de abril. O evento irá decorrer em diferentes espaços no interior desta vila do concelho de Aljezur, mas o espaço central ficará localizado no Largo 1.º de Maio, sendo este complementado por vários stands, ao longo dos vários acessos ao largo, onde serão promovidos o artesanato e produtos gastronómicos, com especial destaque para o Folar da Páscoa. Também haverá espaço para atividades culturais, com apresentações musicais e teatrais, além de jogos e brincadeiras para as crianças.

Antes desta feira decorre ainda, em Aljezur, um espetáculo de novo circo promovido pela Lavrar o Mar. A partir de hoje, e até dia 31 de março, será apresentado o espetáculo “Der Lauf” (que significa “A Corrida”), da companhia belga Les Vélocimanes Associés. Será composto por cinco curtas peças de malabarismo “numa atmosfera sombria e íntima, com uma estética que oscila entre o universo de David Lynch e de Intervilles, um programa televisivo de humor francês da década de 60”, apresenta a Lavrar o Mar. Ao longo de 60 minutos, o público fará uma viagem pelas profundezas das relações connosco próprios e com os outros, assistindo “à procura incessante do controlo interior, a uma escalada de fragilidades, ou um xeque-mate a si próprio”, descreve a cooperativa. As sessões decorrerão no Espaço Multiusos de Aljezur, pelas 21h nos dias 28, 29 e 30 de março, e às 17h no dia 31. Os bilhetes custam 10 euros para adultos e 5 para crianças.

Por fim, a Páscoa também será celebrada no Município de Portimão “com um programa pautado pela liturgia e pela animação, com manifestações de fé e animação dirigidas às famílias, envolvendo os residentes e turistas que estiverem de visita ao município nesta quadra festiva”. No Jardim 1.º de Dezembro já decorre o Mercadinho da Páscoa, podendo ser visitado, até 31 de março, de segunda a sexta-feira, entre as 17h e as 20h, assim como aos sábados, domingos e feriados das 11h às 20h. Até dia 7 de abril, a festividade será também assinalada na Praça da República (Alameda), com um carrocel e baloiço; no Largo 1.º de Maio, com a presença de um “coelho gigante”; e no Largo da Mó e Jardim Visconde Bívar, com decorações alusivas. É também no neste jardim onde terão início as caças aos ovos de chocolate pela cidade, que decorrerão nos dias 29, 30 e 31 de março, das 15h às 18h.

Além disso, haverá ainda uma apresentação no Portimão Arena, no dia 30 de março, pelas 16h, do espetáculo “Madagáscar – Uma Aventura Musical”, com encenação de Paulo Sousa Costa. No mesmo dia, às 21h, a Orquestra do Algarve dará um concerto de Páscoa, no Teatro Municipal de Portimão, com a presença do maestro Martim Sousa Tavares.

Imagem: Lena Politowski 

Partilhar