Central fotovoltaica de Morgado de Arge já está a funcionar

A central fotovoltaica de Morgado de Arge, no concelho de Portimão, iniciou a sua atividade recentemente após 10 meses de construção. Esta infraestrutura abastece mais de 7600 habitações.

Segundo a empresa de construção Voltalia, responsável pela edificação deste projeto, os desafios que enfrentaram na execução foram “a minimização dos impactos na paisagem, um desafio por se tratar de uma zona montanhosa ao invés do tradicional parque solar plano”, “evitar o corte de sobreiros e espécies protegidas” e, ainda, “criar soluções para a estrutura e para as valas e ter em conta ainda o facto da localização não ter estradas de acesso”.

Esta central alberga “cerca de 105.000 módulos solares fotovoltaicos numa área de 100 hectares”, produzindo cerca de 48,9 MW, o que é suficiente para fornecer energia elétrica a “um total de 7.631 habitações”.

O Country Manager da Voltalia em Portugal, João Amaral, afirma que “já não há dúvidas que as energias renováveis são o futuro (…). Como tal, iremos continuar o nosso [futuro] rumo à descarbonização e agora, cada vez mais, a contribuir ativamente em Portugal”. O gestor acrescenta que “prevemos este ano arrancar com projetos próprios com a missão de tornar também o nosso país reconhecido em todo o mundo como um polo de referência em energias renováveis”.

A primeira pedra da Central Fotovoltaica de Morgado de Arge foi lançada em setembro de 2020, altura em que as empresas suíças EKZ e Smartenergy revelaram um investimento de 35 milhões de euros no projeto.

Foto: Voltalia

Share Button