Apoio a 100% para reflorestação de áreas afetadas pelo incêndio de 2018 em Monchique
Notícia publicada na edição 476, de 28 de julho de 2023
Sessenta proprietários florestais afetados pelo incêndio de 2018, que consumiu cerca de 28 mil hectares nas freguesias de Monchique e de Alferce, foram já beneficiados pelo projeto Renature Monchique, em vigor desde 2019.
O objetivo principal deste projeto, sem custos para os produtores interessados daquelas freguesias, é restaurar parte dos principais habitats da Rede Natura 2000 atingidos pelo incêndio, apoiando o bem-estar local e mitigando os impactos futuros das alterações climáticas ajudando, ao mesmo tempo, a comunidade local a recuperar do desastre sofrido. Foram já plantadas 260 mil árvores e pretende-se ainda plantar mais 75 mil, desde sobreiros a castanheiros, medronheiros, carvalhos-cerquinhos, freixos e amieiros e de outras espécies autóctones.
O projeto tem como referência áreas mínimas de intervenção com oito hectares que podem ser preenchidos individualmente por cada proprietário afetado ou em conjunto com outros detentores de áreas contíguas. Estes deverão assinar um protocolo de não alteração das espécies florestais nas áreas beneficiadas, iniciando-se as plantações a partir de outubro até fevereiro. O trabalho é realizado por equipas especializadas, em articulação e diálogo com os proprietários, sendo garantido um apoio continuado de gestão das áreas abrangidas.
Este projeto é gerido pelo GEOTA-Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente e conta com os apoios da Ryanair, da Região de Turismo do Algarve, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e do Município de Monchique. Para mais informações, e eventual adesão ao Renature Monchique, deverá ser contactado o coordenador do mesmo, Miguel Jerónimo, pelo telemóvel 926 623 988 ou pelo email geota@geota.pt.