Destaque

Algarve 2020 reforça fundos comunitários aos territórios de baixa densidade

O Programa Operacional Regional do ALGARVE 2020 aprovou a inclusão e o financiamento de mais seis operações de requalificação de espaços públicos nos municípios de Aljezur, Vila do Bispo, Monchique e Alcoutim, no quadro da reprogramação do Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE), na sequência de proposta da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).

«Esta reprogramação do PADRE vai permitir o apoio a seis operações de requalificação de espaços públicos, nomeadamente em Alcoutim com a revitalização urbana da aldeia de Martim Longo, no concelho de Aljezur no jardim urbano e parque verde da Ribeira de Aljezur em Monchique com requalificação urbana e envolvente do espaço da Antiga Serração e no concelho de Vila do Bispo com a requalificação das praças da República, em Sagres, e em Vila do Bispo,prevendo-se um investimento total de dois milhões e seiscentos mil euros», de acordo com o comunicado da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR).

«O PADRE é o principal instrumento de apoio a iniciativas associadas às temáticas rurais e aos territórios de Baixa Densidade, visando o financiamento de investimentos públicos que possam criar condições para a valorização dos recursos endógenos, associando-se e articulando-se com as estratégias de desenvolvimento local de base comunitária (DLBC) que suportam pequenas iniciativas privadas e de criação de emprego» segundo o comunicado do CCDR.

O PADRE é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Algarve – CRESC ALGARVE 2020, ao abrigo do Acordo de Parceria PORTUGAL 2020.

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas desloca-se esta quinta e sexta-feira ao Algarve para presidir à assinatura dos termos de aceitação destas intervenções que beneficiam do apoio dos fundos comunitários. O ministro vai se deslocar na manhã desta sexta-feira ao concelho de Monchique. As sessões contam ainda com as presenças de Nelson de Souza, Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, e Francisco Serra, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Algarve e Gestor do ALGARVE 2020, bem como com o presidente da AMAL, Jorge Botelho, e os presidentes das câmaras.

Partilhar

Deixe um comentário