AIA recebe Hankook 24H Portimão
O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) foi o palco da competição de endurance Hankook 24H Portimão, uma prova com 24 horas de duração. A corrida teve início às 14h00 do dia 9 e terminou à mesma hora no dia seguinte.
Com uma grelha composta por 23 carros de diferentes categorias, os participantes puderam entrar em pista na sexta feira, dia 8, para realizarem as sessões de treinos livres, seguidas da qualificação para determinar as respetivas posições de largada na grelha de partida. Sendo esta a vertente do endurance, cada viatura seria guiada por diferentes pilotos, variando entre três e cinco ao volante de cada máquina. O Audi R8 LMS GT3 Evo II da equipa Phoenix Racing alcançou a pole position após voltas rápidas de Michael Doppelmayr, Pierre Kaffer, Elia Erhart e Swen Herberger. Atrás da formação alemã, o Ferrari 488 GT3 da WTM Racing, o Porsche 911 GT3 R (991 II) da Herberth Motorsport e o Mercedes-AMG GT3 da CP Racing faziam antever uma batalha entre quatro marcas diferentes.
Às 14h00 de sábado, os motores soltaram o seu rugido e a corrida começou. O Audi da Phoenix Racing, pilotado por Pierre Kaffer, segurou o ataque do Ferrari da WTM Racing com Jochen Krumbach ao volante, mantendo a 1.ª posição e começando a se afastar dos seus principais adversários. Mais atrás, o Audi R8 LMS GT3 Evo II da Sainteloc Racing, conduzido por Nicolas Baert, ultrapassava Robert Renauer no Porsche da Herberth Motorsport no início da segunda volta, repetindo a manobra algumas voltas mais tarde sobre Krumbach para ascender ao 2.º posto da geral.
Ainda nem a 1.ª hora de prova tinha sido cumprida quando surgiu o primeiro “Code 60”, que obriga os pilotos a abrandarem o seu ritmo significativamente devido a incidentes em pista, à limpeza de detritos ou à remoção de veículos que constituam perigo para os restantes concorrentes. Uma situação destas é sempre aproveitada por muitas formações, que chamam os seus atletas às boxes para trocarem de pneus, de piloto e para reabastecer as suas máquinas. Esta foi a primeira interrupção durante a prova, não sendo a única no primeiro quarto da competição. Algumas equipas sofreram furos nos seus carros logo nesta fase inicial, atrasando-as na classificação geral e das suas respetivas categorias.
Enquanto que o sol começava a baixar no horizonte e ameaçava desaparecer, as lutas em pista continuavam. Na classificação geral, o Audi da Phoenix Racing mantinha a liderança, mas o Mercedes-AMG da CP Racing não permitia que a equipa alemã se distanciasse na frente. Atrás destes, o Ferrari da WTM Racing ocupava o terceiro posto.
Ao longo da noite, o primeiro lugar foi trocando de mãos entre os pilotos das formações alemã e norte-americana à medida que cada um cumpria a sua paragem nas boxes. Neste período, o Audi da Sainteloc Racing e o Porsche da Herberth Motorsport já estavam longe da dianteira devido a problemas que surgiram no decorrer da prova.
O sol voltou a iluminar o circuito algarvio e a batalha entre os dois primeiros classificados continuava. A contenda só ficou decidida na última hora de prova, altura em que se cumpriram as paragens finais nas boxes. Enquanto que o Audi da Phoenix Racing teve uma paragem mais longa, o Mercedes-AMG da CP Racing beneficiou do facto de ter perdido menos tempo no reabastecimento. Após o regresso à pista, o piloto Shane Lewis só teve que manter a vantagem sobre o seu adversário para cruzar a linha de meta e garantir a primeira vitória da CP Racing neste campeonato. Além do norte-americano, Charles Putman, Charles Espenlaub e Joe Foster celebraram o triunfo à geral e também na classe GT3-AM. O segundo lugar à geral do Audi R8 LMS GT3 Evo II da equipa Phoenix Racing trouxe a vitória na classe GT3-PRO/AM para Michael Doppelmayr, Pierre Kaffer, Elia Erhart e Swen Herberger. O último lugar do pódio ficou entregue ao Ferrari 488 GT3 da WTM Racing, conduzido por Indy Dontje, Jochen Krumbach, Leonard Weiss, Georg Weiss e Daniel Keilwitz. O carro italiano também venceu na sua categoria, chamada GT3.
Quanto às outras classes, o Porsche 911 GT3 CUP (992) da formação Red Ant Racing venceu na categoria 992, enquanto que o Mercedes-AMG GT4 da RAM Racing garantiu o triunfo entre os concorrentes da GT4. O Lamborghini Huracán Super Trofeo da Leipert Racing tirou partido dos problemas dos seus adversários para alcançar a primeira posição na classe GTX. Já na categoria TCR, o Cupra TCR DSG da equipa BBR assegurou a quarta vitória nesta temporada e o triunfo na classe TCE.
Diogo Petreques