Home / Regional / Vila do Bispo / Campanha e evento destacam Algarve no âmbito europeu

Campanha e evento destacam Algarve no âmbito europeu

Campanha Europa na Minha Região-Silves - Foto-Reprodução_Divulgação

De 21 de abril a 21 de maio de 2026, a campanha “Europa na Minha Região” decorre no Algarve com o objetivo de sensibilizar e informar os cidadãos algarvios sobre o impacto do apoio da União Europeia (UE) no desenvolvimento local.

A campanha é promovida pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia, em colaboração com a CCDR-Algarve (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve), no âmbito do programa regional Algarve 2030.

A ação destaca vários locais e iniciativas apoiados por fundos europeus. Sob o mote “No Algarve, juntos fazemos caminho”, a campanha propõe uma viagem pelo território algarvio, dando a conhecer diferentes percursos de desenvolvimento possibilitados pelo investimento da UE.

Em conjunto, as iniciativas representam diferentes dimensões do desenvolvimento regional, que vão desde a inovação e a investigação científica à educação, inclusão social, património cultural e economia local.

Um dos momentos centrais da campanha será o evento público aberto à comunidade, que terá lugar na manhã do sábado (16) na Praça da Liberdade, em Faro, onde os visitantes serão convidados a explorar um conjunto de experiências interativas que dão a conhecer projetos financiados pela UE na região.

As atividades incluem uma atuação musical de Aurea, uma sessão de showcooking ao vivo com a chef Noélia Jerónimo, experiências científicas orientadas pela bodyboarder Joana Schenker, atividades criativas, experiências imersivas com realidade virtual e quizzes interativos.

A campanha estará visível por toda a região por meio de cartazes e nas redes sociais. Saiba mais no site https://algarve.portugal2030.pt/a-europa-na-minha-regiao/. Já neste link, é possível informar-se sobre os projetos financiados pela UE no Algarve.

Sagres como marca do património europeu

Ainda no âmbito do destaque do Algarve no contexto europeu, a Fortaleza de Sagres participou no Fórum da Marca do Património Europeu entre os passados dias 22 e 24 de abril. 

Nos 15 anos da Marca do Património Europeu, diversas iniciativas congregaram em Bruxelas os 80 sítios que agora integram a iniciativa e distribuem-se por 23 países europeus.

Na sua diversidade, cada um dos sítios evoca acontecimentos e figuras relevantes no processo de construção europeia, testemunham lutas e conquistas, conflitos passados e paz duradoura, encarnando os princípios da dignidade humana, da democracia, da liberdade, da igualdade, do Estado de direito e dos direitos humanos.

Além da cerimónia de entrega dos galardões aos 13 sítios que em 2025 passaram a integrar a rede, realizada no Museu de Arte e História, a ocasião proporcionou a realização de vários momentos de trabalho.

Destaca-se, no passado dia 22, a realização de um seminário sobre diálogo intergeracional a respeito do património cultural europeu. No dia seguinte, o Fórum da Marca do Património Europeu congregou os vários sítios distinguidos, assim como os coordenadores nacionais que gerem a iniciativa nos vários países, e ainda o Bureau da Marca do Património Europeu, que a apoia. 

A Fortaleza de Sagres integrou o grupo de trabalho de visibilidade, recentemente constituído para impulsionar aspetos identificados como prioritários para os próximos anos.

Houve ainda oportunidade de reunir, em 24 de abril, os vários grupos de trabalho constituídos para elaborar um plano de ação que contribua para impulsionar a Marca do Património Europeu em diferentes vertentes. Esta sessão mais restrita e na qual a Fortaleza de Sagres foi convidada a participar proporcionou a chance de definir e articular iniciativas a desenvolver proximamente.

Foto: Reprodução/Divulgação

#monchique #jornaldemonchique #algarve #europa

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PARTICIPE

CLIQUE na imagem ou acede pelo link: https://forms.gle/upgF1ChjpuXjmuFY8