27.ª Feira de Enchidos continua a homenagear a tradição

A 27.ª edição da Feira dos Enchidos de Monchique vai realizar-se nos dias 7 e 8 de março com o objetivo de continuar a “homenagear a tradição, os usos e os costumes” serranos, promete o Município de Monchique em nota enviada às redações.
Por isso, “em busca da tradição e através de unidades especialmente concebidas para este certame, os visitantes terão a oportunidade de apreciar os mais típicos sabores da gastronomia local” através da presença “de várias Unidades de Produção de Enchidos e de Cozinhas Tradicionais que conferem ao evento a genuinidade de sabores e saberes”.
Para além da gastronomia, o artesanato terá também uma forte presença, havendo ainda stands dedicados à doçaria, medronho, pão e outros produtos, “gerando assim um evento que agrega outras atividades económicas”, esclarece o Município.
O público infantil terá uma zona privilegiada intitulada de “Espaço Bolota”, que “proporcionará atelieres sobre o porco e oficinas, de carácter expressivo e criativo”, que vão permitir “que a criança integre estes conhecimentos de uma forma lúdica trabalhando criativamente”.
A área da restauração – “Praça Sabores” – vai dispor de diversas iguarias, tendo como base a carne de porco. Na vertente gastronómica, o visitante poderá, ainda, assistir e participar no “Laboratório de Cozinha – Partilha de Saberes e Sabores”, dinamizados pela Tertúlia Algarvia, às 11h00 de sábado e domingo, tendo como principal foco de criação e confeção, os enchidos de Monchique.
A animação vai ser uma constante com a vinda do programa “Aqui Portugal”, da RTP, no sábado dia 7, que contará com diversas atuações, como a do grupo humorístico Giletes d’Aço. A vertente musical está a cargo de Fernando Daniel, no dia 7, às 22h00 e de Nelson Freitas, no dia 8, às 19h00.
Irá decorrer, durante o certame, o Prémio Lima Duque que será atribuído a um produtor de enchidos, com o intuito de perpetuar a lembrança do Dr. Luís Fernando Maia de Lima Duque, médico veterinário e pessoa desde sempre ligada a esta feira.
Apesar dos parques de estacionamento junto ao certame, para facilitar as deslocações dos visitantes durante a Feira dos Enchidos haverá um comboio a circular na vila no sábado, das 10h30 às 23h00 e no domingo, das 10h00 às 21h00. As paragens são junto à entrada principal da Feira dos Enchidos, no Largo dos Chorões/Praça de Táxis, na Rotunda de S. Sebastião (junto ao Eco Ponto), junto às Bombas do Intermaché/Rotunda e em São Roque, em frente à escola primária.
Organizado pelo Município de Monchique, o certame decorre das 10h00 às 23h00, no dia 7, e das 10h00 às 21h00 no dia 8, no Heliporto Municipal e tem entrada livre.

 

 

Share Button

Deixe um comentário