Vítor Pina expõe «Algarvios» no Sítio das Fontes de Estômbar

O Centro de Interpretação do Sítio das Fontes, localizado na União das Freguesias de Estômbar e Parchal, vai receber de 10 de junho a 4 de setembro, a exposição de fotografia «Algarvios», da autoria de e Vítor Pina.

Esta mostra, constituída por 38 fotografias a preto e branco e realizada no âmbito da terceira edição dos Encontros de Fotografia de Lagoa (ENFOLA 2016), é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Lagoa (CML) e da Universidade do Algarve (UAlg) e pretende mostrar «as valências e apetências da região e dos seus habitantes, muitos dos quais curiosos e únicos», explica a edilidade.

Vítor Pina considera que este é um projeto de «fotografia de rua intensa», pois é o resultado da proximidade física e social do autor com os retratados. «São imagens honestas e que, sem assumirem uma vertente documental, ambicionam ser um espelho social da época atual», acrescenta o fotógrafo.

Pedro Ferré, Vice-Reitor da UAlg, descreve a exposição de Vitor Pina como «o homem enquanto tempo numa sequência de fragmentos que nos desenham a sua viagem, desde a juventude e a puberdade ao tempo da face sulcada pela passagem das estações».

Também o curador da exposição, Nuno de Santos Loureiro, adverte, no catálogo desta mostra, que as fotografias constituem uma «vasta coleção de imagens dotadas do cativante olhar de um ‘street photographer’, valorizadas por uma mescla de intimidade com os fotografados e com registos contemporâneos que não se limitaram à atitude fácil de copiar os mestres».

No dia da inauguração, 10 de junho, o programa de atividades terá início a partir das 10h00, com o acolhimento dos convidados e visitante, seguindo-se a abertura e visita acompanhada pela exibição, pelas 10h30. Às 11h30, está previsto um concerto e uma degustação de pão quente cozido no forno do Sítio das Fontes, tiborna e vinho de Lagoa.

A exposição vai estar aberta ao público até dia 4 de setembro, podendo ser visitada de terça a sábado, entre as 15h00 e as 20h00.