VICENTINA disponibiliza 2 milhões de euros para apoiar o emprego e o empreendedorismo

A VICENTINA – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste abre avisos às candidaturas ao Sistema de Apoios ao Emprego e ao Empreendedorismo + CO3SO Emprego, nos três GAL, Adere 2020, Silves Cidade 2020 e Lagos Cidade 2020, que disponibilizam cerca de 2 milhões de euros para apoiar o emprego e o empreendedorismo.

O desafio que se impõe é a criação de emprego, que deve facilitar e estar articulada com a execução das estratégias de desenvolvimento local dos GAL, ou seja, é este um dos principais objetivos, que deve ser respeitado na elaboração dos projetos.

São três as modalidades do sistema de incentivos, + CO3SO Emprego Interior, + CO3SO Emprego Urbano e + CO3SO Emprego Empreendedorismo social. Estas três medidas reúnem uma dotação com o valor de 2 008 247 euros, para que, os beneficiários procedam à criação de postos de trabalho, criação essa comparticipada integralmente, excluindo os subsídios de férias e de natal. Acresce ainda um valor de 40% para financiamento de outros custos associados aos postos de trabalho criados.

O objetivo consiste em apoiar o emprego e o empreendedorismo, através do incentivo à criação do próprio emprego e de postos de trabalho para micro e pequenas empresas, sem esquecer a componente do empreendedorismo social, para o apoio ao emprego no setor social.

Todos os setores são abrangidos, com exceção da agricultura e floresta, pesca e aquicultura, e também a transformação e comercialização de produtos agrícolas.

O prazo de entrega das candidaturas ocorre de forma faseada, sendo que a 1.ª fase encerra a 15 de setembro e a 2.ª a 16 de novembro.

 

ADERE 2020

No âmbito do GAL ADERE 2020, estão previstas as modalidades: +CO3SO Emprego Interior, +CO3SO Emprego Urbano e +CO3SO Emprego Empreendedorismo Social. No que respeita ao +CO3SO Emprego Interior, os apoios destinam-se às zonas de baixa densidade, como Aljezur, Vila do Bispo e Monchique, abrangendo todas as freguesias destas localidades.

No +CO3SO Emprego Urbano, serão abrangidas apenas algumas freguesias, como a Mexilhoeira Grande, União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João, Silves e União de Freguesias de Algoz e Tunes. Relativamente ao +CO3SO Emprego Empreendedorismo Social, aplica-se a todo o território referido anteriormente.

 

Lagos Cidade 2020
No GAL Lagos Cidade 2020, são duas as modalidades de operacionalização: +CO3SO Emprego Urbano e +CO3SO Emprego Empreendedorismo Social.

Os apoios destinam-se apenas a zonas especificas dentro da cidade: Centro Histórico, Bairros, Chinicato e Meia Praia.

A elegibilidade geográfica é um ponto chave na compreensão e boa realização da candidatura. Ora, o local onde se realiza o projeto deve estar inserido nos territórios supramencionados, no entanto, se o mesmo não se verificar existe uma solução, contratar pessoas com residência fiscal naquele território.

 

Silves Cidade 2020
No que toca ao DLBC urbano Silves Cidade 2020, são também duas as tipologias, +CO3SO Emprego Urbano e +CO3SO Emprego Empreendedorismo Social.
O território coberto pelas duas modalidades acima mencionadas é o Centro Histórico, Silves Gare, Escolas, Caixa de água, Monte Branco e por fim o Enxerim. O restante território da cidade de Silves pode recorrer ainda a apoios através do GAL ADERE 2020, desde que cumpra a elegibilidade geográfica prevista nos avisos às candidaturas.
O sistema de incentivos +CO3SO Emprego representa uma oportunidade de valorização das estratégias já iniciadas nestes territórios.

“O objetivo da VICENTINA- Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste é o mesmo de sempre, apoiar e incentivar o desenvolvimento local, valorizar o território, esbater desigualdades e fomentar projetos em rede”, conforme nota de imprensa.

A associação está disponível para esclarecimentos de dúvidas através dos seguintes contactos: (+351) 282 680 120 | vicentina@vicentina.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *