Urban Sketchers desafia o desenho dos cantos e recantos de Portimão

Os Urban Sketchers do Algarve regressam a Portimão, no dia 24, no âmbito do Dia Nacional dos Centros Históricos, que se assinala a 28 de março. O «Encontro Urban Sketchers» irá dinamizar um workshop no domingo, dia 25, onde serão retratados os cantos e recantos da cidade em blocos de desenho.

Com o tema «Perspetivas distorcidas: arquitetura e pessoas», o workshop a cargo dos formadores António Procópio e Pedro Loureiro, será realizado no sábado, no  ISMAT- Instituto Manuel Teixeira Gomes, no horário das 10h-13h e 14h30-17h30, e é de participação gratuita estando aberto de todos aqueles que gostam de desenhar», informa a nota de imprensa enviada pela Câmara Municipal de Portimão (CMP).

No domingo, o desafio para dar largas à imaginação terá o seu ponto de partida no TEMPO – Teatro municipal de Portimão -, pelas 10h00, numa «viagem pelas ruas do centro da cidade, onde os participantes podem retratar as suas obras arquitetónicas», explica a mesma fonte. Com mais ou menos «experiência ou perícia, amadores e profissionais, são todos bem-vindos, pois o grande objetivo é atrair pessoas que nunca desenharam a juntarem-se aos Urban Sketchers, partilhar conhecimentos» e aperfeiçoar técnicas.

As iniciativas inserem-se no âmbito do programa de atividades municipais ao nível da  ARU- Centro Histórico de Portimão e tem o intuito de «manter viva a memória da cidade e capacitar o envolvimento e participação da comunidade no processo de reabilitação urbana. Contam com o apoio do ISMAT, sendo que este ano integra também a programação do Março Jovem», esclarece a nota da CMP.

Este é um desafio em que os «desenhadores urbanos são conhecidos por ficarem horas no mesmo local, a absorverem os detalhes que escapam ao olhar desatento de quem por lá passa diariamente».

Os Urban Sketchers Algarve são um coletivo de autores que desenham, neste caso, a região em diários gráficos e encontram-se para desenhar pontualmente de acordo com o Manifesto Urban Sketchers.

As inscrições devem ser feitas através do email urbansketchersalgarve@gmail.com.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *