Unidade de Saúde Móvel vai permitir cuidados mais próximos da população de Monchique

O Município de Monchique investiu 75 mil euros na aquisição de uma Unidade de Saúde Móvel (USM) que serão utilizadas pela Unidade de Cuidados na Comunidade Mons Cicus (UCC) e também a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), ambas com centro nevrálgico no Centro de Saúde de Monchique, antigo Hospital local.

A USM vai permitir que as «unidades funcionais (UCC e UCSP) nas suas competências e respostas fica assim com mais capacidade de uma resposta efetiva nos Cuidados de Saúde Primários à população, bem como o acompanhamento e rastreios a um conjunto de patologias que assim poderão ser feitas ao domicílio ou mais próximo das populações, muitas delas em zonas afastadas dos centros urbanos», de acordo com nota enviada pelo Município.

Rui André, Presidente da Câmara Municipal de Monchique, «este é mais um objetivo cumprido na prossecução da melhoria dos serviços e apoios à população, principalmente àquela mais envelhecida e vulnerável, que se encontra nas zonas mais interiores do concelho e que apresentam maiores dificuldades de mobilidade».

«A feliz coincidência da aquisição deste equipamento com a grande dinâmica implementado por parte da jovem Unidade de Cuidados na Comunidade coordenada pela enfermeira Patrícia Carneiro, assim como a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, cuja diretora, Ana Paula do Vale, tem demonstrado um elevado nível do serviço, potência-se agora com este equipamento», acrescenta o edil.

Esta USM, confinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do CRESC Algarve 2020, vai permitir que sejam levados « os cuidados médicos ao domicílio de uma população mais vulnerável e frágil». O objetivo passa também pela promoção de«um acompanhamento mais assíduo e próximo de cada caso, com um maior tempo para a avaliação da situação clínica de cada pessoa».

A UCC Mons Cicus foi inaugurada a 13 de abril deste ano e tem promovido um conjunto de iniciativas de sensibilização junto da população de Monchique.

Share Button

Deixe um comentário