Trinta anos de jornal retratados em exposição

«30 anos na história de Monchique» é o título da exposição fotográfica que o Grupo de Dinamização Cultural «O Monchiqueiro» vai organizar no âmbito das comemorações do 30.º aniversário do Jornal de Monchique.

A mostra, que estará patente na Galeria de Santo António de 4 de março a 8 de abril, vai abrir ao público todos os dias das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 16h30. No fim de semana inaugural, de 4 a 6 de março, a exposição vai funcionar das 10h00 às 18h00.

Esta iniciativa pretende, através de seis dezenas de fotografias e alguns objetos, mostrar o contributo do Jornal de Monchique para a história local.

Trata-se de 30 assuntos, alguns distribuídos em vários temas e ilustrados por uma ou mais fotografias, que recordam momentos, pessoas e acontecimentos marcantes que, de alguma forma, modificaram a maneira de estar dos monchiquenses. Desde as catástrofes que assolaram o concelho, como os incêndios e as cheias, às obras que viram nascer novos espaços ou melhoradas as condições de outros, nos quais estão representados temas como a construção da atual Escola Básica Manuel do Nascimento ou do Centro Escolar de São Pedro, a estrada de Alferce-São Marcos, o projeto de alargamento do Largo dos Chorões ou o Parque de São Sebastião, entre muitos outros. Também não faltam as visitas de diversas entidades políticas, os acontecimentos oficiais, as tradições e as festividades religiosas que personificam a identidade local, as feiras anuais que promovem os produtos tradicionais da região e as preocupações com o património histórico-cultural desta localidade. São 390 edições de um futuro escrito no passado que já se tornou presente.

O evento conta com o apoio do Município de Monchique e da Freguesia de Monchique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *