Sismo registado esta manhã desencadeou medidas reativas e preventivas em Silves

A Câmara Municipal de Silves, no seguimento da ocorrência de um sismo com a magnitude de 3,4 na escala de Richter, registado hoje, dia 21 de outubro, pelas 9h39, com epicentro a cerca de 10 Km daquela cidade algarvia, desencadeou algumas medidas reativas e preventivas, de forma a assegurar todos os procedimentos de segurança previstos para este tipo de situação.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Silves esclarece que «os procedimentos de reação postos em marcha incluíram a evacuação do edifício dos Paços de Concelho, bem como o contacto com os agentes de proteção civil (GNR e Bombeiros) para recolha de informação sobre possíveis danos».

«Foi, ainda, estabelecida ligação aos diretores dos mega agrupamentos escolares para recolha de informação e tomada de conhecimento dos procedimentos adotados nos mesmos, tendo sido, igualmente, feito o acompanhamento e monitorização da informação difundida em diferentes canais.»

Preventivamente, a autarquia procedeu «à recolha de informação, estando a ser realizada uma análise aos procedimentos adotados durante e após a ocorrência deste fenómeno».

Diversos equipamentos públicos e privados em todo o concelho vão ainda ser alvo de «um levantamento abrangente para que se possa avaliar procedimentos e aplicar possíveis medidas corretivas, a ser postas em prática em situações futuras», explica a CMS.

Perante esta situação, a autarquia e a proteção civil municipal garantem que vão fazer «um reforço das ações de sensibilização nas temáticas de risco com a implementação de simulacros» considerando «que a ocorrência verificada deverá ter um efeito educativo» dado que pode «alertar para a importância destas temáticas e dos procedimentos a adotar por toda a população».

«Um cidadão consciente dos riscos e do contributo que pode dar para os evitar ou para atenuar as suas consequências é, por princípio, um agente ativo de proteção civil, desempenhando um papel fundamental no sistema», conclui o comunicado.

 

Foto: Paços do Concelho de Silves (CMS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *