Secundária Poeta António Aleixo vence concurso escolar que incentiva a reciclar

A Escola Secundária Poeta António Aleixo, em Portimão, foi a vencedora da quarta edição do concurso escolar «Vamos dar Vida aos Resíduos», promovido pela ALGAR, S.A., durante o ano letivo 2015/2016.

A iniciativa, que teve como destinatários os alunos do primeiro ciclo ao secundário de todas as escolas da região, contou com a adesão de 45 estabelecimentos de ensino e abrangeu 24.100 estudantes, que recolheram um total de 137. 078kg de resíduos recicláveis em cinco meses de trabalhos.

De acordo com a ALGAR, entidade responsável pela valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos do Algarve, «comparativamente com a 3.ª edição deste concurso, verificámos um aumento global nas quantidades recolhidas nas escolas participantes na ordem dos 39%, o que corresponde a mais 38 276 Kg».

As escolas aderentes ao projeto tiveram de desenvolver atividades diversificadas e criar planos de gestão para os resíduos, de forma a melhorar o seu processo de separação e deposição seletiva. Nesse sentido, foram criadas equipas «Brigadas da Reciclagem», com a missão de verificar se o destino final dos resíduos da escola era o adequado à sua valorização/ tratamento.

O projeto também incluiu  as áreas residenciais circundantes às escolas envolvidas através de iniciativas de «sensibilização dos moradores para que encaminhassem para a ALGAR os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e que utilizassem corretamente os ecopontos, local de deposição das embalagens de resíduos recicláveis», acrescenta a mesma entidade.

O concurso «Vamos dar Vida aos Resíduos» teve o apoio da Sociedade Ponto Verde (SPV), que incentivou as escolas, tal como a ALGAR, na implementação dos seus planos através de formações e equipamentos para a deposição seletiva dos recicláveis, como Ecobags, contentores e Pilhões.

Com 11000 quilos de resíduos recolhidos, a Escola Secundária Poeta António Aleixo apresentou o melhor resultado no «Ranking de Resíduos Recicláveis Recolhidos» e foi reconhecida pela ALGAR no passado dia 15 de junho com um computador da última geração. Entre os alunos que fizeram parte da equipa «Brigada da Reciclagem», desta escola foi sorteado um Tablet. A todos os participantes da ação, a entidade entregou uma Ecobag, «para que não se esqueçam que o seu papel é fundamental e para que continuem o bom trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano letivo», explica.

A ALGAR pretende repetir esta iniciativa no próximo ano letivo, com o objetivo de «continuar a passar a mensagem de que as boas práticas ambientais desenvolvidas poderão trazer inúmeros benefícios no que respeita à qualidade de vida, não só do espaço escolar mas também de toda a comunidade e contribuir para a formação pessoal destes futuros cidadãos».

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *