Secretária de Estado da Saúde inaugurou Unidade de Cuidados na Comunidade «Mons Cicus».

IMG_5628 (Medium)A Secretária Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos esteve hoje, dia 13 de abril, em Monchique, para inaugurar a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) «Mons cicus» que vai funcionar no 1.º andar do Centro de Saúde.

A equipa, chefiada pela enfermeira Patrícia Carneiro, é composta permanentemente por quatro enfermeiros, uma assistente técnica e uma assistente operacional e engloba técnicos nas áreas da fisioterapia, assistência social, psicologia, medicina e higiene oral.

Esta UCC tem a missão de contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde da população do concelho de Monchique, com o objetivo de assegurar respostas integradas «articuladas, diferenciadas e de proximidade às necessidades da população», agindo junto das escolas, das famílias e cuidadores de idosos e no acompanhamento pré e pós-parto.

Rosa Matos considera que «olhando para a caracterização demográfica deste concelho, temos aqui pessoas com alguma idade que precisam de cuidados». É neste sentido que a Unidade Mons Cicus «deve estar dentro da comunidade» indo, assim, «ao encontro das necessidades das pessoas».

Para Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique «a UCC traz um reforço da prestação de serviços, com a mais-valia de fazer uma intervenção precoce», nomeadamente depois da aquisição de «uma unidade móvel de saúde que está a ser ultimada» e que permite «dar resposta mais adequada» aos cuidados domiciliários. «Entretanto, a CMM disponibiliza, a partir de segunda-feira, uma carrinha com motorista para aquilo que precisarem e entenderem», adianta o edil.

«O aparecimento destas UCC são a realização de um desejo de chegar mais próximo das pessoas», reforça Paulo Morgado, presidente da ARS Algarve e garante que «com a colaboração da CMM, este ano teremos condições de ter um veiculo próprio para chegar às zonas mais remotas do concelho».

A Secretária de Estado deslocou-se, depois, para as inaugurações das UCC Ribat, em Aljezur e da Unidade de Saúde Familiar (USF) Amendoeira, em Lagos.

 

Veja mais fotos aqui!

 

Texto: Alexandra Delgado I Lúcia Costa

Fotos: Lúcia Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *