Rui Rio em Monchique: «As pessoas também têm de ser tratadas com dignidade»

O líder nacional dos social-democratas, Rui Rio, esteve em Monchique na passada sexta-feria, dia 31 de agosto, e afirmou que houve «responsabilidade política» no combate ao fogo que lavou na serra de Monchique.

Rui Rio esteve reunido com o presidente da Câmara de Monchique, deputados e outros responsáveis políticos e afirmou que «houve aqui um conjunto de meios de combate como nunca terá havido na história de Portugal», mas que existiu foi uma «completa incapacidade em articular esses meios». Reiterou, ainda, que «acabou por haver meios a mais, dada a incapacidade de articulação».

Numa referência à atuação da GNR, o social-democrata referiu a  existência de «alguns abusos no tratamento de pessoas que, na ânsia de não haver essas mortes, o que é positivo, mas com algum exagero e a uma distância muito grande do incêndio e com alguma violência, obrigaram as pessoas a sair de casa». Apesar deste ser um «objetivo nobre», considerou que «as pessoas também têm de ser tratadas com dignidade».

Questionado sobre o PSD estar a visitar o concelho mais afetado pelas chamas 20 dias após o fim do incêndio, Rui Rio defendeu que «o presidente do PSD não fala, mas não fala mesmo, com as casas a arder, a mata a arder, as pessoas a sofrerem» porque «respeita as pessoas». «Quando está a arder, o PSD só não ajuda se não puder, não faz oposição», assegurou.

«Depois de as coisas acabarem, ficamos então em condições de fazer algum balanço. Falar sem conhecimento de causa, não! Falar em cima do acontecimento é que não!».

No que refere às medidas que o Governo disponibilizou para apoiar a população na recuperação dos danos causados pelo incêndio, Rui Rio referiu que a questão não está nas medidas mas nas na sua aplicação, sendo que «nenhum Governo anuncia medidas que não são boas».

A questão, para o líder social-democrata, é se «vão ou não, as pessoas afetadas, conseguir ver os apoios de forma mais eficaz, mais célere e mais justa do que aquilo que está a acontecer relativamente a 2017?».

Depois de mais de três horas reunido com Rui André, autarca social-democrata de Monchique, Rui Rio visitou a cooperativa de agricultura e produtores de medronho, na vila de Monchique, tendo seguido para Alferce.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *