Repórteres de palmo e meio exploram temática da floresta verde

A iniciativa «Prevenir e Educar por uma Floresta Verde» esteve em Monchique, entre os dias 12 e 13 de abril, na Escola Básica Manuel do Nascimento, com a promoção de atividades de cariz mediático. Tratar a informação e educar para a prevenção do ambiente e cuidados com as florestas foi a missão da equipa do Media Lab que orientou os pequenos repórteres nestes dois dias.

Entre reuniões editoriais, leitura de notícias e tratamento de informação, os pequenos jornalistas tiveram «cerca de 20 minutos de formação e 65 minutos para fazerem a primeira página de um jornal, uma reportagem vídeo e uma de rádio», explica Alexandre Cid responsável pelo Media Lab.

A promoção da literacia mediática nas «escolas com o tema da floresta, mas muito dedicado à prevenção e ação» foi o desafio lançado pela Tranquilidade em parceria com a Global Media, detentora do Diário de Notícias , Jornal de Notícias e TSF, para a realização de workshops em contexto escolar.

Para a diretora do Agrupamento de Escolas de Monchique, Maria de Jesus Duarte, este projeto foi «interessante desde o momento em que foi apresentado». Assim, a direção da escola considerou que a atividade poderia ser feita entre as diferentes turmas e «que o tema da proteção da floresta é muito importante e atual. Para além disso, é necessário que os alunos recebam estas mensagens cada vez mais cedo, no sentido de proteger e tomar medidas que não destruam a floresta, especialmente aqui no nosso concelho».

A apresentação dos trabalhos decorreu no sábado, dia 14, com uma exposição no Heliporto Municipal e uma caminhada pedagógica, no domingo, para finalizar esta iniciativa que pretendeu alertar, incutir e sensibilizar para medidas de prevenção de incêndios.

Share Button

Deixe um comentário