Réplica da Fragata «L`Hermione» doada ao Museu de Portimão

O Museu de Portimão vai receber uma réplica da Fragata francesa «L`Hermione», no dia 23 de janeiro, pelas 16h00, no seu auditório. A iniciativa decorre na sequência de uma doação levada a cabo pela Associação «Union des Français de l’Étranger» (UFE) ao Museu de Portimão.

A cerimónia conta com a apresentação da peça de teatro «La Candidate», em três atos e um epílogo de Jean FRANCO e Guillaume MALANIE, adaptado por Marie Marthe BOUILLON.

A réplica da Fragata «L`Hermione» reforça o espólio do Museu de Portimão e representa um «verdadeiro símbolo da luta pela democracia e pelo espírito da lusofonia e francofonia», observa a Câmara Municipal em Comunicado.

«Passados oito meses e depois dos momentos memoráveis que a visita da Fragata ‘L`Hermione’ proporcionou aos residentes e turistas, a UFE oferece agora uma réplica com cerca de 95 cm que estará exposta no foyer do Auditório e posteriormente integrada no espólio deste equipamento cultural. Um modelo de embarcação realizado com a duração de 900 horas pelo Sr. Puygrenier», acrescenta.

O navio que o Marquês de Lafayette usou para chegar à América do Norte, em 1780, esteve ancorado durante três dias, entre 8 e 10 de maio de 2018, e recebeu «várias dezenas de curiosos e interessados».

A iniciativa foi organizada pela delegação algarvia da associação Union des Français de l’Étranger (UFE),« que se insere nos valores humanistas portugueses e franceses, sendo esta escala da Hermione vista como uma ocasião perfeita para reforçar a francofonia que há tanto tempo une estas duas nações».

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *