Raid BTT trouxe 278 atletas a Monchique (com fotos)

Realizou-se ontem, dia 25 de outubro, mais uma edição do Raid BTT Serra de Monchique, que contou com a participação total de 278 atletas.

A prova, organizada pelo Clube de BTT de Monchique, foi constituída por 3 percursos com 74, 55 e 39 quilómetros, e este ano, para além da vertente de lazer, na qual estiveram 204 participantes, também definiu o título de campeão regional de maratonas (XCM) do Algarve nos diferentes escalões, disputado entre 74 atletas.

Apesar de no decorrer da prova não ter chovido, a organização do evento explica que «a semana que a antecedeu foi muito chuvosa, o que deixou o terreno com muitas poças de água e lama em algumas zonas, o que aliado à já característica dureza da serra de Monchique, veio tornar este percurso, caracterizado como divertido, seletivo e duro, ainda mais difícil».

Por outro lado, a vertente de lazer, que se caracteriza por não ter tempos nem classificações, faz com que, acrescenta o Clube BTT, «os participantes venham para se superarem e desfiar a si mesmos, bem como para disfrutar das belezas e trilhos inigualáveis de Monchique, num espirito de amizade e gosto pelo BTT».

O campeão nacional belga Frans Claes, da Loving Hut Team, foi o vencedor da classificação geral, ao percorrer 74 quilómetros em 3h09m36s. Todavia, «por não estar federado na Delegação do Algarve da Federação Portuguesa de Ciclismo não foi possível se sagrar campeão regional», esclarece a organização.

Vítor Gonçalves, presidente do Clube BTT Monchique, frisou que «o Raid foi do agrado de todos os participantes, que destacaram principalmente o excelente percurso e as magnificas paisagens. Outra das características da prova são os abastecimentos onde os atletas podem provar um pouco do que Monchique oferece gastronomicamente, como os enchidos tradicionais, as tortas e o tradicional medronho e melosa», conclui.

A classificação do Campeonato do Algarve de XCM (regido pela Delegação do Algarve da Federação Portuguesa de Ciclismo) ficou assim ordenada:

Elite Masculina

Andrew Henriques (BTT Loulé/BPI)

Valdemar Teixeira (Extremosul/CA Messines/Hotel Alísios)

Gonçalo Brito (Chão das Donas – G-Ride)

Elite Feminina

Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI) (campeã naciona)

Francielle Crestan (Extremos Sul/CA Messines/Hotel Alisios)

Master 30

Rafael Sacramento (ADECT

Valério Ferreira (BTT Loulé/BPI)

Marco Nunes (Chão das Donas/G-Ride)

Master 40

João Martins (ADECT)

Jacinto Neves (Extremosul/CA Messines/Hotel Alisios)

António Brissos (BTT Loulé/BPI).

Master 50

António Apólo Master (individual)

Ilídio Carvalho (GPP/ Talho André/NI.FI.ÍR – Pescados)

José Coelho (Extremosul/CA Messines/Hotel Alisios).

Master 60

Carlos Cabrita (BTT Loulé/BPI)

Rens Grevenstuk, (BTT Loulé/BPI)

Master Feminino

Elisete Sousa (BTT Loulé/BPI)

Equipas

BTT Loulé/BPI

Extremosul/CA Messines/Hotel Alisios

Chão das Donas/G-Ride

BCF/AlgarveBikeChallenge

GPP/ Talho André/NI.FI.ÍR-Pescados

MCF/Xdream/Município de São Brás

Garra-Onebike

 

Fotos: Nelson Inácio/ Jornal de Monchique

Não há imagens nesta galeria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *